A Liga dos Campeões já teve a era dos ingleses, a fase dos alemães e até um domínio holandês. Agora quem dá as cartas novamente é o futebol espanhol. Capitaneado pelos dois últimos campeões, Barcelona e Real Madrid, o país vem monopolizando a disputa pelo título do torneio europeu. Eles são os grandes favoritos ao título da competição, cuja fase de grupos começa nesta terça-feira (15) com oito jogos, às 15h45. Para manter a hegemonia, a Espanha terá pela primeira vez na história cinco clubes no torneio. Além dos dois gigantes, entrarão em campo Atlético de Madrid, Valencia e o Sevilla, campeão da Liga Europa.
Diante do bom desempenho do futebol espanhol, que venceu cinco das últimas dez edições e colocou dois clubes na semifinal nos últimos cinco torneios, ao menos quatro clubes surgem como desafiantes: Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Manchester United e Manchester City. Outros dois são uma incógnita: Chelsea e Juventus, atual vice-campeã.
Quatro deles entram em campo nesta terça, mesmo dia em que o Real estreia contra o Shakhtar Donetsk no Santiago Bernabéu. O jogo mais aguardado do dia acontece na Inglaterra, onde o City pega a Juventus pelo grupo D. Será a chance de o time de Manuel Pellegrini começar a mostrar que pode ser um dos favoritos ao título depois do início avassalador no Campeonato Inglês, com cinco vitórias em cinco jogos, 11 gols marcados e nenhum sofrido. O City não terá Agüero, que sofreu uma lesão no joelho direito.
A Juventus terá o desafio de ao menos repetir a campanha da temporada passada, mas com um time que perdeu jogadores fundamentais, como Pirlo, Vidal e Tevez. A “Velha Senhora” tentou repor as perdas com as contratações de Mandzukic e Dybala para o ataque e de Hernanes e Cuadrado para o meio-campo.
Bayern de Munique e Chelsea só entram em campo quarta-feira (16). Mesmo dia em que a Barcelona estreia contra o Roma na capital italiana, pelo grupo E.