O Santos não deu chances para "zebra" na noite desta quarta-feira ao golear a Ponte Preta por 4 a 0 e conquistar a vaga na semifinal do Campeonato Paulista. Diante da torcida, na Vila Belmiro, o melhor time da competição até agora manteve sua condição de favorito com gols de Cícero, Geuvânio, Gabriel e Diego Cardoso. Os três primeiros passaram a dividir a artilharia do time no Estadual, todos com sete gols.
Além da vaga na próxima fase, o time manteve o aproveitamento de 100% em casa, com nove vitórias em nove partidas na Vila. Melhorou ainda os números do seu ataque, o melhor do Paulistão. O Santos soma agora 43 gols marcados em 16 jogos.
Agora a equipe santista vai aguardar pelos demais jogos das quartas de final. Em Ribeirão Preto, o Ituano se classificou nesta quarta após vencer o Botafogo nas cobranças de pênalti por 4 a 1, após empate em 0 a 0. - São Paulo x Penapolense ainda nesta quarta e Palmeiras x Bragantino, na quinta - para saber quem será seu próximo adversário. As semifinais serão disputadas no fim de semana.
Nesta quarta, o time de Oswaldo de Oliveira contou com os retornos de Cicinho, Cícero, Leandro Damião e Arouca, poupados no clássico com o Palmeiras, no domingo passado. Na zaga, David Braz ganhou a disputa com Jubal e foi o titular, encaminhando seu lugar no time nos próximos jogos.
O jogo
Sob chuva, a Ponte tentou aproveitar o gramado molhado para surpreender o Santos nos instantes iniciais da partida. Mas Adrianinho, aos 2, e Antônio Flávio, aos 3, não tiveram sucesso. O Santos reagiu no contra-ataque com Gabriel, parando na defesa de Roberto.
Foi o lance que determinou o que seria o primeiro tempo: a Ponte tentava surpreender, mas era o Santos quem criava as chances mais efetivas. Assim, Geuvânio, aos 11, e Leandro Damião, aos 20 quase abriram o placar.
Era a preparação para o gol que viria um minuto depois. O lance teve início em cobrança de escanteio desviada de cabeça por Ferrugem na pequena área. A bola sobrou para Cícero bater meio sem jeito, quase de canela, da marca do pênalti: 1 a 0.
Com a vantagem enfim estabelecida no placar, o Santos se armou bem na defesa e deixou a Ponte praticamente sem ação no meio-campo. O time de Campinas trocava passes sem encontrar uma brecha para avançar ao ataque. Em uma rara oportunidade depois do gol sofrido, a Ponte quase empatou em cabeçada de Diego Sacoman rente à trave esquerda de Aranha, aos 35.
O segundo tempo foi mais tranquilo para os santistas, graças ao segundo gol, marcado logo aos três minutos. A finalização cruzada de Geuvânio, pela direita, teve origem em passe de bicicleta de Leandro Damião.
Embalado, o Santos garantiu a classificação ao marcar o terceiro gol, aos 15. Gabriel recebeu na direita e cortou para a esquerda antes de bater de fora da área para o fundo das redes.
Antes do apito final, o Santos ainda anotou o quarto com o jovem Diego Cardoso. O atacante de 20 anos, que acabara de entrar em campo, completou jogada de Cícero e só completou para o gol, aos 34 minutos, finalizando a goleada santista.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Deixe sua opinião