Faltando apenas uma semana para o retorno do Brasileirão, a diretoria do Grêmio surpreendeu neste sábado (29) ao demitir o técnico Vanderlei Luxemburgo. O diretor executivo Rui Costa disse que o clube está precisando de um "fato novo" antes do reinício do campeonato.
Luxemburgo foi demitido durante a manhã assim que apareceu no Olímpico para comandar as atividades planejadas para o dia. De acordo com Rui Costa, a decisão pela saída do treinador foi tomada em reunião realizada na noite de sexta-feira com o presidente Fábio Koff.
O técnico não chegou a comandar o time no jogo-treino desta manhã contra o Caxias, no Olímpico. Foi somente durante a atividade que a notícia da demissão foi anunciada pela diretoria.
"Nós entendemos que tinha de haver uma mudança no ambiente, no cenário e optamos pela troca do treinador. Respeitamos muito o Luxemburgo, mas sempre as coisas pendem para a troca do treinador", afirmou Rui Costa.
Luxemburgo estava sem clima no clube desde a precoce eliminação nas oitavas de final da Libertadores diante do Independiente Santa Fé, após o enorme investimento feito pelo Grêmio visando principalmente a conquista da competição.
O treinador chegou a entrar em rota de colisão com alguns jogadores, como o centroavante Barcos, e já não tinha prestígio com a torcida. No jogo contra o São Paulo, na última rodada do Brasileirão, antes da pausa para a Copa das Confederações, ele chegou a ser vaiado antes de a bola rolar por deixar Elano no banco.
"Não existia mais sinergia entre o treinador, o time e o clube e mudamos antes que a situação ficasse insustentável", observou Costa, que espera anunciar o substituto antes de o Brasileiro recomeçar, dia 6 de julho.
Alguns nomes surgem na pauta dos tricolores. Celso Roth, Renato Gaúcho e Muricy Ramalho largam na frente e o clube não descarta também investir em Paulo Autuori, descontente com os atrasos de salários no Vasco.
Retrospecto
Sem títulos, Luxemburgo fracassou em duas edições do Campeonato Gaúcho, alcançou a semifinal da Copa do Brasil - quando foi eliminado pelo futuro campeão Palmeiras -, foi terceiro colocado no Brasileirão do ano passado e caiu nas oitavas da Libertadores deste ano. Ao todo, ele somou 52 vitórias, 21 empates e 18 derrotas em 91 jogos no Grêmio.
Com a demissão do técnico - o preparador físico Antônio Mello também deixou o clube -, o auxiliar técnico Roger comandará o time gaúcho nas primeiras rodadas do Brasileirão após a retomada a partir do próximo fim de semana.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia