Na chave dos "visitantes indesejados", o Grêmio visitará, nesta quinta-feira (17), o Huachipato, pela última rodada do grupo 8 da Copa Libertadores, podendo garantir sua classificação para as oitavas de final apenas com um empate.
O time gaúcho é o segundo colocado da chave com sete pontos, enquanto a equipe chilena tem a mesma pontuação, mas está atrás no saldo de gols. O líder é o Fluminense, com oito, e o Caracas é o lanterna, com seis pontos.
Os gremistas podem também assumir a primeira posição, caso vençam o seu jogo e o Flu não vença a equipe venezuelana em São Januário. Se valer o retrospecto da chave, a equipe gaúcha está em boa situação, afinal, só duas partidas das 10 disputadas terminaram com vitória do time da casa. Foram dois empates e seis êxitos dos visitantes.
O técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo, ainda faz mistério quanto a escalação que enviará a campo nesta quinta. O treinador, no entanto, deu indícios deverá optar por escalar uma formação mais cautelosa, com três volantes: Adriano, Souza e Fernando.
Com isso, o meia Zé Roberto será o responsável por criar as jogadas no time gremista. Luxa também dará liberdade aos laterais Pará e André Santos para que cheguem constantemente ao ataque.
O meia Elano, que rompeu os ligamentos do joelho, e o zagueiro Cris, expulso na rodada passada contra o Flu, serão desfalques na equipe gaúcha contra o Huachipato. Na zaga, o jovem Bressan será escalado no lugar de Cris e formará dupla com Werley.
No setor ofensivo, a aposta é no chileno Eduardo Vargas, que mesmo passando por um mau momento, tem a confiança do treinador para a partida em sua terra natal.
Do outro lado estará o Huachipato, que com uma vitória simples, diante de sua torcida, conseguirá um feito inédito em sua história: chegar as oitavas de final da Libertadores. Na sua única participação, em 1976, a equipe caiu na primeira fase, quando apenas uma equipe se classificava.
Os chilenos terão o apoio maciço de seu torcedor. Para a partida os ingressos colocados a venda foram rapidamente esgotado. O técnico do time, Jorge Pellicer, espera retribuir com a classificação para a próxima fase.
"Faremos tudo por nossa torcida. Esperamos fazer novamente com que os torcedores do Huachipato se sintam orgulhosos, que comemorem e festejem", disse Pellicer.