Maior campeão da história da Copa Libertadores - tem sete títulos -, o Independiente foi rebaixado neste sábado (15) para a segunda divisão do futebol argentino pela primeira vez em sua história. Com 108 anos de vida, o tradicional clube de Avellaneda caiu após a derrota em casa para o San Lorenzo por 1 a 0, pela penúltima rodada do campeonato nacional.
Para escapar do rebaixamento, o Independiente tinha que ganhar nas duas últimas rodadas e ainda torcer por tropeços de Argentino Juniors e San Martín. Mas o time de Avellaneda nem mesmo fez sua parte ao perder para o San Lorenzo - Correa, aos 15 minutos do segundo tempo, fez o gol que decretou a queda do adversário para a segunda divisão.
No futebol argentino, o rebaixamento é determinado por uma média de pontos nos últimos três campeonatos. Assim, o Independiente está caindo para a segunda divisão mesmo estando hoje na 12.ª colocação - o lanterna é o Boca Juniors, enquanto que o Newell´s Old Boys lidera. Antes, o Unión, da cidade de Santa Fé, já estava matematicamente rebaixado.
Como o River Plate tinha caído em 2011 - já voltou para a elite -, o Boca Juniors passa a ser o único grande clube argentino que nunca foi para a segunda divisão. Agora chegou a vez do Independiente, que ganhou seus sete títulos da Libertadores nas décadas de 60, 70 e 80 e que é o terceiro maior campeão do Campeonato Argentino, com 16 conquistas.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas