Tradicionalmente o Internacional faz festa no vestiário, com a presença de jogadores, diretoria, conselheiros e imprensa, na reapresentação para a pré-temporada. Mas, diante do fracasso que foi 2012, o clube preferiu um evento bem mais modesto para iniciar 2013. Neste quinta-feira o grupo colorado foi apresentado em cerimônia rápida, no Centro de Eventos do Beira-Rio.
Sem nenhum reforço, só o presidente Giovanni Luigi, reeleito, falou. "Posso garantir a todos os presentes que este grupo terá muita vontade, garra, determinação no dia a dia. Ninguém chega a lugar nenhum sem sacrifício, principalmente em um esporte de alto rendimento", disse ele. Dunga, que inicia os trabalhos como treinador colorado, não falou.
Sem nenhum reforço contratado, as novidades foram as reintegrações do goleiro Lauro, de 32 anos, que foi emprestado para a Ponte Preta na temporada passada, e do zagueiro Dalton, de 22, que esteve no Criciúma na Série B. O atacante Marcos Aurélio e volante Elton, especulados para sair, se reapresentaram normalmente.
Como o Inter vai jogar com o seu time B as primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho, alguns jovens jogadores como Cassiano, Mike e Otávio não se apresentaram porque já treinam com o time de aspirantes. Já Fred está com a seleção sub-20 do Brasil que se prepara para jogar o Sul-Americano da categoria, na Argentina.
Kleber, que renovou contrato, se apresentou normalmente, assim como os cinco estrangeiros do elenco. Nei, que não chegou a um acordo financeiro e foi liberado pela diretoria, e Bolívar, que rescindiu contrato, foram as ausências mais sentidas. Edson Ratinho também não fica.
Confira a lista de jogadores que se apresentaram ao técnico Dunga:Goleiros - Muriel, Alisson e Lauro;
Zagueiros - Índio, Rodrigo Moledo, Jackson, Juan, Ronaldo Alves e Dalton;
Laterais - Fabrício, Zé Mário e Kleber;
Volantes - Guiñazu, Ygor, Josimar, Bolatti e Elton;
Meias - D'Alessandro, Dátolo e João Paulo;
Atacantes - Dagoberto, Forlán, Leandro Damião, Rafael Moura e Marcos Aurélio.