Ex-zagueiro e treinador, Cesare Maldini morreu aos 84 anos.| Foto: Roberto Schimidt/AFP

Ídolo do futebol italiano como jogador e treinador, Cesare Maldini morreu na madrugada deste domingo (3), aos 84 anos de idade. A causa que levou o pai do também ex-jogador Paolo Maldini ainda não foi informado.

CARREGANDO :)

Como forma de homenagem, todos os jogos da rodada deste domingo do Campeonato Italiano tiveram um minuto de silêncio como forma de homenageá-lo.

“Foi um homem destinado a grandes conquistas no Milan”, afirmou o clube, em comunicado oficial. “Um grande homem nos deixou hoje [domingo], uma verdadeira lenda do futebol italiano. Ele fez história, primeiro como jogador, depois como treinador”, disse o presidente da Federação Italiana de Futebol, Carlo Tavecchio. “Ele foi o primeiro italiano da história a levantar um troféu europeu”.

Publicidade

Assim como o filho, Cesare Maldini também era zagueiro e fez a sua história no Milan, clube que defendeu de 1954 a 1966 e, ao todo, entrou em campo com a camisa rossonera em 347 oportunidades.

Em 1963, foi capitão na campanha que levou o Milan a primeira Copa dos Campeões.

Como treinador, levou a equipe a outro título europeu, em 1972/1973, mesma temporada em que conquistou a Copa da Itália. Pela seleção, não teve maior destaque como técnico, entre 1996 e 1998. Seu ápice foi quando comandou a seleção da Itália na Copa do Mundo de 1998, levando os italianos até as quartas de final, quando foram eliminados pela França nos pênaltis.

“Ele contribuiu para o desenvolvimento da seleção também como treinador, sempre exercendo sua função com exemplar profissionalismo. Ele incorporou como poucos a essência do futebol nacional nesta função”, declarou Tavecchio.

Ele ainda treinou a seleção paraguaia na Copa de 2002, disputada no Japão e na Coreia do Sul. Chegou até as oitavas e acabou perdendo para a Alemanha, que mais tarde fez a final contra o Brasil.

Publicidade