O título de campeão catarinense ficou sem dono nessa terça-feira (5). O Joinville, que levantou a taça no último domingo (3), após empatar por 0 a 0 com o Figueirense na decisão, na Arena Joinville, foi punido com a perda de quatro pontos pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC) pela escalação irregular do lateral-direito André Krobel, de 20 anos.
Como a decisão foi em primeira instância, o clube irá recorrer no Pleno do TJD-SC. Caso a punição seja mantida, ainda é possível apelar ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o que deixa o Catarinense sem um campeão definitivo até lá.
Krobel foi relacionado para o jogo contra o Metropolitano, na última rodada do hexagonal do Estadual, sem um contrato profissional, obrigatório para jogadores com mais de 20 anos de acordo com o artigo 43 da Lei Pelé. Além dos pontos, o JEC também foi multado em R$ 8 mil.
A irregularidade mudaria a classificação da segunda fase da competição e, por tabela, daria o título ao Figueirense.
Ao invés de 24 pontos, o Joinville terminaria com 20 – um atrás do Figueira, que ficaria com a vantagem do empate, além de poder jogar a partida final em casa, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Os dois duelos decisivos terminaram empatados sem gol.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast