![José Mourinho vai assumir comando do Manchester United, diz BBC Segundo a BBC, o técnico holandês Louis van Gaal será substituído pelo português José Mourinho na próxima semana. | Ian Kington/AFP](https://media.gazetadopovo.com.br/2016/05/83ed24d83c4e5a8a430a494473e57610-gpLarge.jpg)
O português José Mourinho é o novo comandante do Manchester United. Segundo a BBC , o acordo com o técnico foi fechado antes da decisão da Copa da Inglaterra, em que o time superou o Crystal Palace.
A diretoria do clube inglês decidiu tirar o holandês Louis van Gaal da equipe após a falha em conquistar uma vaga para a Liga dos Campeões, afirma a BBC. Desde fevereiro, o clube começou a ter contato com representantes de Mourinho.
Mourinho deixou o Chelsea em dezembro e, desde então, não treinava nenhuma equipe. O Manchester planeja anunciar sua chegada na próxima semana, depois que oficialmente dispensar o holandês.
Por contrato, Van Gaal ainda teria uma temporada à frente do Manchester, mas seu desempenho desagrada torcedores. Sob seu comando, o clube gastou 250 milhões de libras (o equivalente a mais de R$ 1,2 bilhão na cotação atual) em novos atletas, mas terminou ficou na quarta e na quinta colocação nas duas últimas Premier League.
Mourinho é considerado um dos mais bem sucedidos técnicos do futebol. Em 2004 e 2010, levou o título da Liga dos Campeões com o Porto e o Inter de Milão, respectivamente.
No Chelsea, conquistou três títulos da Premier League. Ele também comandou o Real Madrid ao título espanhol em 2012.
A volta de Mourinho ao comando de uma equipe europeia deve ressuscitar a rivalidade com Pep Guardiola dos tempos de liga espanhola. À época, Guardiola comandava o Barcelona. Agora, o espanhol comanda o arquirrival Manchester City.
De acordo com a BBC, o vice-presidente executivo do Manchester United, Ed Woodward, estava “desesperado” para que o contrato de Van Gaal se encerrasse.
Ressalvas
O veículo britânico afirma que outros dirigentes do clube têm “sérias” ressalvas com o futuro de Mourinho, considerado controverso. A preferência seria por Ryan Giggs, ex-jogador do time que, em abril de 2014, assumiu interinamente o posto de técnico, assumisse o comando definitivamente.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Malafaia se opõe ao impeachment de Lula e quer foco na anistia; acompanhe o Entrelinhas
Vaticano atualiza estado de saúde do papa e diz que quadro clínico é “complexo”
Eleitorado evangélico crescente barra as chances da esquerda em 2026, diz pesquisa
Deixe sua opinião