A Juventus deu mais um passo para estar na primeira final continental do seu novo estádio. Nesta quinta-feira (3), na França, contou com um gol do zagueiro Bonucci aos 39 minutos do segundo tempo para vencer o Lyon por 1 a 0 e ficar em vantagem nas quartas de final da Liga Europa - que terá sua decisão no Estádio da Juventus, em Turim, no dia 14 de maio.
Muito próxima do tricampeonato italiano, a Juve agora tem como foco chegar à final da Liga Europa. Eliminada da fase de grupos da Liga dos Campeões, passou a disputar o torneio continental menos importante já na fase eliminatória. Passou primeiro pelo Trabzonspor, da Turquia, e nas oitavas de final superou a compatriota Fiorentina.
Nesta quinta, o primeiro duelo com o Lyon foi parelho, decidido apenas numa falha da zaga francesa, que não cortou escanteio batido da esquerda. A bola sobrou limpa para Bonucci estufar a rede.
Outros jogos
O dia também foi dos portugueses. Os lusitanos, que fizeram cinco semifinalistas nas últimas três edições da Liga Europa, encaminharam mais duas classificações. Na Holanda, o Benfica, vice-campeão do ano passado - perdeu a decisão para o Chelsea -, ganhou do AZ Alkamaar por 1 a 0. O argentino Salvio marcou aos 3 minutos do segundo tempo. Os brasileiros Artur Moraes, Luisão, Guilherme Siqueira, Lima e Rodrigo (naturalizado espanhol) estiveram em campo pela equipe de Lisboa.
Em Portugal, o Porto fez o dever de casa e ganhou do Sevilla também por 1 a 0, graças ao gol marcado por Mangala, de peixinho, aos 31 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, o volante Fernando, um dos cinco brasileiros titulares do Porto, fez falta, reclamou com o árbitro, e foi expulso. Ele é cotado para defender a seleção portuguesa na Copa.
Os espanhóis tiveram um dia bem mais difícil. Além da derrota do Sevilla no Estádio do Dragão, na Suíça o Valencia levou 3 a 0 do Basel, diante de um estádio sem torcida - punição imposta pela Uefa por causa de incidentes envolvendo torcedores. O time espanhol precisará reverter o resultado em casa. O argentino Delgado fez os dois primeiros gols e Stocker, da seleção suíça, marcou o terceiro, já nos acréscimos. O Basel já foi semifinalista na ano passado.
Os jogos de volta estão marcados para a próxima quinta-feira (10). Um sorteio irá definir os confrontos das semifinais, previstas para 24 de abril e 1.º de maio.