O Kashima Antlers, do Japão, derrotou neste domingo (11) por 2 a 0 o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, e se classificou às semifinais do Mundial de Clubes da Fifa, nas quais enfrentará o Atlético Nacional.
Depois de um primeiro tempo em que o atual campeão africano criou diversas chances de marcar e garantir a vitória, o Kashima reagiu após o intervalo e acabou ficando com a vaga às semifinais graças aos gols de Yahushi Endo, aos 18 minutos, e Mu Kanazaki, aos 43.
A equipe japonesa, que havia derrotado o Auckland City (2-1) na fase preliminar do Mundial de Clubes, na quinta-feira (8), começou a partida de forma muito nervosa e vários erros defensivos quase lhe custaram um gol.
Assim, as primeiras chances reais foram dos ‘Brasileiros’ (como é conhecido o time sul-africano, que veste uniforme com as cores da seleção), a mais clara pertencendo a Thapelo Morena, que chutou cruzado de dentro da área, mas a bola foi parar nas mãos do goleiro Hitoshi Sogahata, aos 14 minutos de jogo.
A equipe sul-africana dominou completamente o primeiro tempo, apostando na velocidade de seus jogadores, mas cada ação ofensiva era parada por Sogahata, herói do Kashima Antlers.
No segundo tempo, o time japonês, que tem como ídolo histórico Zico, que brilhou com a camisa do Kashima no início dos anos 1990, encontrou seu jogo de posse de bola e dominou a partida.
Os gols japoneses eram questão de tempo e Endo marcou o primeiro com um forte chute da marca do pênalti, depois de Shoma Doi ajeitar de cabeça. A dois minutos do fim, Kanazaki recebeu dentro da área e só tirou do goleiro sul-africano, selando a vitória japonesa.
Com a vitória, o Kashima Antlers se classificou para enfrentar na quarta-feira (14) o Atlético Nacional, da Colômbia, pelas semifinais do Mundial de Clubes.
O vencedor deste confronto terá pela frente na final Real Madrid ou América, do México, que duelam na outra semifinal.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”