Sem tempo para preparar o Grêmio para o duelo com o Fortaleza, o técnico Vanderlei Luxemburgo apontou a indignação do time com a derrota para o Internacional por 2 a 1, na final do segundo turno do Campeonato Gaúcho, como fundamental para que o time vencesse o adversário por 2 a 0, fora de casa, para encaminhar a sua classificação às quartas de final da Copa do Brasil.
"Eu não treinei nada, só fiz com que os jogadores se recuperassem. A derrota ainda estava no nosso corpo, incorporamos o espírito de Copa do Brasil", afirmou Luxemburgo, satisfeito com a postura da equipe, que marcou os seus gols logo no começo do primeiro tempo. "O time campeão se forma na derrota", completou.
No último domingo, na derrota para o Internacional, Luxemburgo foi expulso durante a decisão no Beira-Rio após desentendimento com um dos gandulas do jogo. O treinador explicou que o seu comportamento serviu para alertar a equipe sobre a postura que deve ter dentro de campo.
"Queria chamar atenção dos jogadores quando fui duro com o gandula. O Tinga e o Guiñazu apitaram o jogo. Mostrei aos jogadores que precisam ter espírito de competição. Não se joga Gre-Nal de forma normal. O Sandro Silva deu uma chegada no Bertoglio e ninguém fez nada", disse.