Martino na entrevista coletiva de despedida do Newells Old Boys: técnico tem consciência de que terá de se adaptar à filosofia de jogo do Barcelona| Foto: Alejandro Guerrero / Reuters

O técnico Gerardo Martino admitiu nesta terça-feira que Lionel Messi foi determinante na sua contratação para comandar o Barcelona em substituição a Tito Vilanova. O novo comandante do time catalão também assegurou que é ele quem deve se adaptar à filosofia de jogo do seu novo clube, e não o contrário.

CARREGANDO :)

"Não tenho nenhuma dúvida de que Jorge (pai de Messi) e Lionel tiveram importância. Eles certamente falaram com os dirigentes do clube. Certamente pediram uma opinião e chegamos a este final. O porcentual da influência, não conheço", disse Martino, em entrevista coletiva em Rosário, onde tem residência, que também é a cidade do craque argentino.

Nesta terça, o Barcelona anunciou a contratação de Martino, o que foi considerado uma aposta arriscada, pois o treinador nunca trabalhou no futebol europeu, para substituir Vilanova, que deixou o comando do time após uma recaída no seu câncer de garganta.

Publicidade

Martino, que vai assinar um contrato por duas temporadas, foi campeão do Torneio Final do Campeonato Argentino neste ano e também avançou até as semifinais da Copa Libertadores pelo Newell's Old Boys, mas depois deixou o comando do time. Antes, levou a seleção paraguaia até as quartas de final da Copa do Mundo de 2010 e foi vice-campeão da Copa América de 2011.

O treinador é oriundo de Rosário, cidade onde nasceu Messi - o Newell's Old Boys, que o técnico comandava até ir para a Espanha e que jogou por 16 anos, é o clube do coração do melhor domundo. E Martino revelou estar empolgado com a chance de dirigir o craque argentino. "Esperamos poder ajudá-lo para que continue sendo o jogador de futebol extraordinário que é", disse Martino, que também destacou a importância da função que está assumindo. "Esta etapa é algo que qualquer treinador deseja. O que mais desafia é estar à altura".

O novo técnico do Barcelona também descartou a possibilidade de mudar o estilo de jogo do time. "Há uma instituição que tem uma forma de vida e de jogar adotada há muito tempo, e nós é que vamos nos inserir neste mundo", disse Martino, prometendo manter o estilo de jogo vistoso do time catalão.