Indiciado pela justiça espanhola por sonegação fiscal, Lionel Messi, astro argentino do Barcelona, apresentou nos últimos dias declarações complementares do Imposto de Renda de 2010 e 2011 e pagou ao fisco 10 milhões de euro adicionais, informou nesta segunda-feira o jornal La Vanguardia.
Segundo a publicação, fontes relacionadas ao caso confirmaram a informação, que pode significar que o jogador está buscando um acordo para pagar as quantidades que a Receita reivindica, correspondentes aos anos de 2007 a 2009.
Segundo estas mesmas fontes, Messi assumiu que deve cumprir suas obrigações com a Receita e procura um acordo que permita esclarecer o que ocorreu em relação às declarações dos três anos que se encontram sob investigação.
A Promotoria de Crimes Financeiros de Barcelona apresentou denúncia em 12 de junho contra o jogador e seu pai, Jorge Messi, por suposta fraude fiscal.
Os dois são acusados de três delitos contra a Receita correspondentes aos anos 2007, 2008 e 2009, quando teriam sonegado mais de 4 milhões de euros correspondentes a direitos de imagem.
Os advogados de Messi, que terá que declarar como acusado em 17 de setembro em um tribunal de Barcelona, asseguraram que o jogador do Barcelona "cumpre escrupulosamente com a legislação espanhola".