Era preciso um milagre, que ficou ainda mais improvável com o gol de Cavani no segundo tempo. A vitória por 3 a 1 aos 40 minutos do segundo tempo, obrigava o Barcelona a fazer mais três gols para ir às quartas de final da Liga dos Campeões. E foi isso que a equipe catalã fez. Em um jogo histórico, o time espanhol superou o que parecia impossível e, liderado por uma atuação espetacular de Neymar nos minutos finais, goleou o Paris Saint-Germain por um inacreditável 6 a 1 que lhe deu a classificação, para delírio de um Camp Nou que foi às lágrimas ao apito final.
A histórica classificação do Barcelona só foi possível pela aparição de Neymar no momento mais difícil. Precisando de três gols a menos de dez minutos do apito final, o time catalão viu o brasileiro marcar dois e dar a assistência para Sergi Roberto selar o resultado que nunca mais será esquecido pelo mundo do futebol.
Até então, o trio de ataque do Barcelona vivia um dia de pouquíssima inspiração. Luis Suárez abriu o placar e Messi chegou a marcar um gol de pênalti, mas eles quase não apareceram para o jogo. Só que o time catalão se valeu da mudança de postura do Paris Saint-Germain, que viu a ousadia da ida, em Paris, virar retranca no Camp Nou e acabou penalizado por diversos erros individuais de seus defensores.
Com isso, o PSG caiu pela quarta vez diante do Barcelona em edições recentes da Liga dos Campeões, repetindo 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015. E desta vez, com o sentimento de quem viu o rival fazer algo inédito na história dos torneios europeus, uma vez que o resultado de 4 a 0 nunca havia sido revertido por um clube em uma disputa do continente.
Os gols
O uruguaio Luis Suárez abriu o placar logo aos três minutos da primeira etapa. Layvin Kurzawa fez o segundo, contra, aos 40.
Na segunda etapa, Neymar sofreu pênalti, aos 3 minutos, e Messi encheu o pé para fazer o terceiro e dar esperanças para os donos da casa. Foi o 94º gol do argentino na história da Liga dos Campeões e o craque lidera a artilharia desta edição, com 11 gols.
O uruguaio Edinson Cavani tentou colocar água no chope dos anfitriões, marcando aos 17, mas o Barça tinha Neymar em campo e o brasileiro chamou a responsabilidade e fez a diferença no jogo.
O camisa 11 marcou de falta, aos 43, e converteu pênalti sofrido por Suárez, aos 45. No último minuto, Neymar lançou Sergi Roberto para fazer o gol da classificação histórica.
A partida foi marcada por polêmicas de arbitragem, como no lance do pênalti do quinto gol e na não marcação de penalidade para os parisienses, quando o argentino Javier Mascherano cortou cruzamento rasteiro com a mão.
O sorteio das quartas de final da Liga dos Campeões vai ser realizado na sexta-feira, dia 17 de março, e as partidas vão ser disputadas em abril.
Deixe sua opinião