O Milan garantiu classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa nesta quarta-feira (28). Depois do empate por 1 a 1 com o PSV Eindhoven na Holanda, na semana passada, o time italiano botou fim a qualquer chance de reação do adversário ao aplicar um contundente 3 a 0 no Estádio San Siro, em Milão. Kevin-Prince Boateng foi o nome da vitória, com dois gols marcados.
As últimas cinco vagas na fase de grupos foram definidas nesta quarta. Além do Milan, avançaram Real Sociedad (Espanha), Celtic (Escócia), Zenit (Rússia) e Viktoria Plzen (República Tcheca).
O bom resultado obtido na Holanda fez o Milan entrar em campo nesta quarta precisando apenas evitar que o adversário marcasse gols para avançar. Mas queria definir logo a classificação e abriu o placar aos oito minutos. Boateng recebeu na intermediária e bateu no canto esquerdo do goleiro.
A vantagem deu tranquilidade aos mandantes, que relaxaram e viram o PSV se animar. Somente na volta do intervalo o Milan voltou a ser superior e chegou ao segundo gol com Balotelli. Aos nove minutos, o atacante aproveitou desvio de Mexès após escanteio da direita e finalizou para a rede. Ainda havia tempo para Boateng marcar seu segundo, aos 31 minutos, após bela jogada pela esquerda.
Com a vaga para a fase de grupos garantida, o Milan volta suas atenções para o Campeonato Italiano, pelo qual entra em campo no domingo diante do Cagliari, novamente no San Siro, pela segunda rodada - na estreia perdeu fora de casa por 2 a 1 para o Verona.
O PSV - que terá como prêmio de consolação jogar a Liga Europa - enfrenta o Cambuur no sábado, em Eindhoven, pelo Campeonato Holandês, no qual ocupa a segunda posição após quatro rodadas. O líder é o Zwolle.
Outros jogos
Depois de uma surpreendente vitória por 2 a 0 sobre o Lyon na França, na semana passada, a Real Sociedad repetiu o placar na Espanha. O mexicano Carlos Vela foi o autor dos dois gols da partida em San Sebástian.
O Celtic suou muito, mas conseguiu evitar a zebra e também avançou. Após perder por 2 a 0 para o Shakhter Karagandy, no Casaquistão, o time escocês abriu 2 a 0 nesta quarta, em casa, e ia levando a partida para a prorrogação. Isso até os 47 minutos do segundo tempo, quando Forrest marcou o terceiro para a festa dos torcedores em Glasgow.
Mais cedo, o Zenit fez 4 a 2 no Paços de Ferreira, em São Petesburgo, e confirmou a vaga tranquilamente, após também ter vencido em Portugal por 4 a 1.
Para completar a lista, o Viktoria Plzen também venceu seu adversário pela segunda vez. Já havia feito 3 a 1 sobre o Maribor na República Tcheca e foi até a Eslovênia para vencer por 1 a 0 e confirmar a vaga.
No dia anterior haviam sido definidos os outros cinco times que chegaram à fase de grupos via preliminares: Arsenal, Schalke 04, Áustria Viena, Steaua Bucareste e Basel. O sorteio das chaves acontecerá nesta quinta-feira, 12h45 (de Brasília), na sede da Uefa em Nyon.
Confira os 32 classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões:
Bayern de Munique (Alemanha)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Bayer Leverkusen (Alemanha)
Schalke 04 (Alemanha)
Barcelona (Espanha)
Real Madrid (Espanha)
Atlético de Madrid (Espanha)
Real Sociedad (Espanha)
Manchester United (Inglaterra)
Chelsea (Inglaterra)
Manchester City (Inglaterra)
Arsenal (Inglaterra)
Juventus (Itália)
Napoli (Itália)
Milan (Itália)
Porto (Portugal)
Benfica (Portugal)
Paris Saint-Germain (França)
Olympique de Marselha (França)
CSKA Moscou (Rússia)
Zenit (Rússia)
Ajax (Holanda)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Olympiakos (Grécia)
Galatasaray (Turquia)
Anderlecht (Bélgica)
Copenhague (Dinamarca)
Áustria Viena (Áustria)
Steaua Bucareste (Romênia)
Basel (Suíça)
Viktoria Plzen (República Checa)
Celtic (Escócia)