O Ministério Público do Paraná (MP-PR) instaurou inquérito civil para esclarecer os motivos do cancelamento do clássico Atletiba do dia 19 de fevereiro deste ano, válido pelo Campeonato Paranaense, e que ficou conhecido como o Atletiba do YouTube.
A abertura de inquérito foi proferida em 1.º de setembro, pelo promotor Maximiliano Ribeiro Deliberador. A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba, que pertence ao MP-PR, já havia instaurado procedimento dia 21 de fevereiro para apurar o ocorrido.
O duelo entre Atlético e Coritiba, na Arena da Baixada, seria transmitido de forma inédita pelas páginas dos clubes no Facebook e YouTube. Porém, o pontapé inicial, previsto para as 17 horas daquele domingo, nunca aconteceu. Após 40 minutos de espera, foi comunicado o cancelamento do jogo e os torcedores presentes tiveram de ir embora.
As versões para o fato diferem de acordo com as partes envolvidas. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) foi a de que os clubes não respeitaram ordem do árbitro de retirar profissionais de imprensa não credenciados do gramado.
Contradizendo a Federação, Atlético e Coritiba emitiram nota oficial alegando que a partida foi cancelada “devido à decisão da FPF de não autorizar seu início com a transmissão dos clubes no Facebook e Youtube”.
Já em vídeo publicado no YouTube, o quarto árbitro do jogo, Rafael Traci, aparece desmentindo a própria Fe,deração, afirmando que a ordem “partiu do presidente Hélio Cury que o pessoa não pode transmitir, porque não é detentora do campeonato”.
O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) denunciou a FPF, dirigentes de Coxa e Furacão e o quarteto de arbitragem da partida, mas todos os indiciados foram absolvidos.
Respostas
Segundo o ofício do MP, Atlético, Coritiba e FPF responderam às perguntas feitas pela promotoria, enquanto o TJD não apresentou resposta, situação que vem atrasando a investigação.
Explosões em Brasília tem força jurídica para enterrar o PL da Anistia?
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião