O ex-goleiro Ladislao Mazurkiewicz, que defendeu a seleção do Uruguai nas Copa do Mundo de 66, 70 e 74, morreu na madrugada desta quarta-feira em um hospital de Montevidéu. Ele estava internado há mais de uma semana em razão de problemas respiratórios e o seu quadro ficou agravado após começar a sofrer com problemas renais.
Mazurkiewicz tinha 67 anos e ficou mais conhecido no Brasil após participar de dois lances com Pelé na Copa do Mundo de 1970, vencida pela seleção brasileira. No principal deles, no jogo válido pelas semifinais, o Rei do Futebol driblou o goleiro sem tocar na bola. A finalização, porém, foi para fora. No outro lance, Pelé chutou de primeira a bola reposta por Mazurkiewicz. Ao término do torneio, ele foi eleito o melhor goleiro da Copa do México.
Considerado um dos melhores goleiros da história do futebol mundial, Mazurkiewicz também participou de duas outras Copas, em 1966 e 1974. Ele também teve passagem marcante pelo Peñarol, clube em que conquistou a Libertadores e o título mundial em 1666.
Mazurkiewicz atuou no futebol brasileiro e defendeu o Atlético-MG entre 1972 e 1974. O ex-goleiro também jogou pelo Granada, da Espanha, o Cobreloa, do Chile, e o América de Cáli, da Colômbia, antes de retornar ao Peñarol, em 1981, onde encerrou a carreira.