A forte neblina que se formou em Chapecó, no oeste de Santa Catarina, interrompeu o jogo entre Chapecoense e Atlético, nesta quarta-feira (22), no começo do segundo tempo. São muitos os episódios em que as condições climáticas – chuva, neve, neblina - fizeram partidas serem paralisadas ou transferidas de data. Confira alguns episódios em que o futebol foi afetado pelo mau tempo.
Nevoeiro deixou Palmeiras preso em Chapecó
Chapecoense 2 x 0 Palmeiras (25/05/2014) – Brasileiro 2014
O Atlético não é a primeira vítima do nevoeiro no oeste catarinense. Na Série B de 2013, América-MG, Figueirense e Guaratinguetá tiveram problemas para chegar em Chapecó devido ao fenômeno. No ano seguinte, 2014, quem teve problemas foi o Palmeiras. A equipe paulista não teve contratempos para chegar à cidade ou durante o jogo, mas ficou presa por dois dias no local e acabou tendo um jogo na sequência do campeonato, contra o Botafogo, adiado.
Chuva fez jogo no Pinheirão ser transferido para o dia seguinte
Paraná 1 x 3 São Caetano (27 e 28/10/2005) – Brasileiro 2005
O São Caetano vencia o Paraná por 1 a 0 com pouco mais de 10 minutos de jogo quando o árbitro da partida, Jamir Garcez, teve que interromper o jogo devido à forte chuva que caía na capital paranaense. A partida foi recomeçada no dia seguinte, uma sexta-feira (28), e o time paulista bateu o Tricolor, por 3 a 1.
Tempestade faz semifinal da Copa América ficar paralisada por mais de duas horas
Chile 2 x 0 Colômbia (22/06/2016) – Copa América 2016
A previsão era de um dia de mau tempo em Chicago devido a chegada de uma tempestade de raios na região. O clima ficou estável durante todo o dia e a partida começou com tempo aberto. No intervalo entre o primeiro e o segundo tempo a situação virou, a tormenta chegou à região do estádio Soldier Field, onde aconteceu a partida, e a chuva de granizo somada aos raios fez o jogo ser paralisado por duas horas até que a condição melhorasse.
Chuva de granizo interrompe jogo no interior paulista
Oeste 1 x 0 Água Santa (05/03/2016) – Paulistão 2016
A chuva de granizo paralisou a partida entre as duas equipes do interior paulista que acontecia em Itápolis. Com oito minutos do primeiro tempo, o árbitro Luiz Martinucho precisou paralisar o jogo devido às pedras que caiam e ao alagamento do gramado. Funcionários do clube e até alguns jogadores, como o meia Eder Locco, do Água Santa, tentaram minimizar a situação após o fim da chuva de granizo, retirando água do gramado com rodos. O jogo ficou parado por cerca de uma hora e meia e foi retomado, com as condições climáticas menos extremas.
Jogo da Euro em Lyon foi interrompido pelo granizo
Ucrania 0 x 2 Irlanda do Norte (16/06/2016) – Euro 2016
As intempéries afetam também o
maior campeonato continental de seleções do mundo. A Euro, que está sendo disputada na França, teve o jogo entre Ucrânia e País de Gales paralisado por quatro minutos graças ao granizo que caiu durante a partida. Com 12 minutos da etapa final, o jogo foi interrompido até que as pedras parassem de cair sobre o estádio, mas logo após foi reiniciado.
Neve para Champions League na Turquia
Galatasaray 1 x 0 Juventus (09 e 10/12/2013) – Champions League 2013
Nem o maior campeonato de clubes do mundo escapa das dificuldades climáticas. Metade do primeiro tempo foi disputado na terça-feira (09), mas o juiz português, Pedro Proença, interrompeu o jogo e transferiu para o dia posterior (10) devido a nevasca que atingiu Istambul. A principal preocupação do árbitro era com a condição do gramado, que estava tomado pela neve, o que poderia causar algum prejuízo para as duas equipes.
Em preparação para Euro, campeões mundiais são parados pela chuva e sofrem virada
Alemanha x Eslováquia (29/05/2016) – Amistoso
Jogando em Augsburg, região sul da Alemanha, os atuais campeões do mundo largaram na frente diante da Eslováquia e saíram para o intervalo com vantagem no placar. Porém, uma tempestade caiu sobre a cidade durante o intervalo, o que fez o jogo ficar paralisado por cerca de meia hora. Na volta da partida, o país do leste europeu aproveitou as condições prejudicadas do gramado, impôs sua força física sobre os donos da casa e acabou virando o jogo, vencendo por 3 a 1.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?