Com um belo gol do garoto Gabriel Jesus, após jogada individual já no segundo tempo, o Palmeiras venceu o Rio Claro por 3 a 0 na noite desta quinta-feira (31), no Pacaembu, pela 13ª rodada do Campeonato Paulista.
Essa foi a primeira vitória do time alviverde sob o comando do técnico Cuca, que acumulava quatro derrotas seguidas desde a sua chegada ao clube.
Com o resultado, que também contou com os gols de Alecsandro e Rafael Marques, os palmeirenses amenizaram a crise. Chegarem aos 18 pontos e se afastarem da zona do rebaixamento.
Além disso, ultrapassaram o Novorizontino e assumiram a segunda colocação do Grupo B, posição que assegura uma vaga na próxima fase do torneio. A vitória alviverde também rebaixou matematicamente o Rio Claro para a Série A2 do ano que vem.
Agora, o Palmeiras terá mais duas partidas decisivas. No domingo (3), enfrentará o Corinthians, no Pacaembu, e na próxima quarta (6) jogará contra o Rosario Central, em Buenos Aires, precisando da vitória para manter chances de classificação na Libertadores.
O jogo
Com o time inteiro do Rio Claro atrás da linha do meio de campo, o Palmeiras se aproveitou da fragilidade do adversário e teve muito mais volume de jogo no confronto.
Mas, apesar da maior posse de bola e presença ofensiva, o time alviverde teve dificuldades de criar jogadas ou tabelas no campo de ataque e abusou dos cruzamentos, o que facilitou o trabalho da defesa visitante no primeiro tempo.
Mesmo assim, a equipe da Capital criou boas chances de marcar antes do intervalo. Improvisado na lateral direita, o volante Jean, em chute de fora da área, e Gabriel Jesus, em cabeçada quase na pequena área, exigiram belas defesas do goleiro adversário. Já Lucas Barrios perdeu gol feito aos 21min.
Depois, mesmo com uma queda de produção ofensiva, os palmeirenses chegaram ao gol aos 44min, quando Alecsandro aproveitou cobrança de escanteio e, de cabeça, fez 1 a 0.
O Palmeiras não conseguiu manter o mesmo ímpeto na etapa final, apesar da vantagem no placar. O belo gol de Gabriel Jesus, em bela jogada individual logo aos 9min, contribuiu para a equipe alviverde conseguir administrar o jogo até o apito final.
Com uma postura mais defensiva, o time da Capital permitiu aos visitantes avançarem ao ataque para ter mais espaços nos contra-ataques. E, desta maneira, chegou ao terceiro gol, marcado por Rafael Marques após cruzamento de Egídio.
Palmeiras 3 x 0 Rio Claro
PALMEIRAS
Fernando Prass; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Matheus Sales (Thiago Santos), Arouca e Robinho (Allione); Gabriel Jesus, Alecsandro e Barrios (Rafael Marques). T.: Cuca
RIO CLARO
Lucas; Weslen (Luís Felipe), João Gabriel, Léo Coelho e Felipe Saturnino; Elsinho, Jean Patrick, Léo Costa (Chico) e Thiago Cristian; Lucas Xavier e Everton (João Paulo). T.: Sérgio Guedes
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Gols: Alecsandro (P), aos 44/1º; Gabriel Jesus (P), aos 9/2º e Rafael Marques (P), aos 41/2º
Amarelos: Egídio, Matheus Sales, Robinho, Thiago Santos e Alecsandro (P); Lucas, Weslen, Luís Felipe e Léo Coelho (RC)
Público: 14.590
Renda: R$ 286.062