O Palmeiras está nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Mesmo com a derrota para o Botafogo por 3 a 1, nesta quarta-feira (23), no Engenhão, no Rio, ficou com a vaga por ter vencido o jogo de ida por 2 a 0, no começo de agosto, em Barueri. Agora, espera seu próximo adversário, que sairá do confronto entre Millonarios (Colômbia) e Guaraní (Paraguai).
Com inúmeros desfalques, o Palmeiras teve dificuldade até mesmo para compor o banco de reservas, que ficou com apenas cinco jogadores nesta quarta-feira - dois a menos do que o permitido. Do outro lado, o Botafogo também não teve algumas ausências, mas seus principais titulares estavam em campo: Jefferson, Renato, Seedorf e Andrezinho.
No começo, o jogo foi morno. O Palmeiras entrou em campo com a intenção de administrar a boa vantagem construída em Barueri. E o Botafogo, mesmo com mais posse de bola, tinha muitas dificuldades para chegar ao gol. A primeira grande emoção veio aos 30 minutos, quando Barcos arriscou de longe e quase surpreendeu o goleiro Jefferson.
Depois disso, porém, os dois times começaram a atacar com mais ímpeto. E o Botafogo conseguiu fazer 1 a 0 aos 34 minutos, quando Andrezinho deu um lindo passe para Lucas, que, em posição irregular, tocou para Seedorf marcar o gol. O árbitro não marcou o impedimento do lateral botafoguense e validou o lance, o que abriu o placar.
O Palmeiras, então, foi ao ataque em busca do empate. Aos 40 minutos, Obina deu uma bicicleta na área, mas Jefferson fez uma difícil defesa e salvou o Botafogo. Na sequência, porém, saiu o gol palmeirense. Aos 42, Patrik começou a tabela e recebeu um excelente passe de Barcos para chutar cruzado, sem chance de defesa para o goleiro.
O empate deu ainda mais tranquilidade para o Palmeiras encarar o segundo tempo. Afinal, como fez o gol fora de casa, só perderia a vaga caso levasse mais três e perdesse o jogo por 4 a 1. Mas o Botafogo foi em busca do placar que precisava. Aos 11 minutos, Renato fez jogada individual e colocou o time carioca novamente em vantagem: 2 a 1.
O gol deu esperança ao Botafogo. Logo depois, o técnico Oswaldo de Oliveira trocou o lateral Lima pelo meia-atacante Cidinho, dando mais força ofensiva ao time carioca. Assim, quase voltou a marcar aos 23 minutos, quando Elkeson cabeceou a bola na trave. E acabou fazendo o terceiro aos 26, com Lodeiro aproveitando cruzamento de Lucas.
Apesar do susto, o Palmeiras tentou responder. Aos 31 minutos, Mazinho teve a chance e exigiu boa defesa de Jefferson. E aos 32 Betinho fez uma linda jogada, mas o chute de Barcos passou perto da trave. O Botafogo, por sua vez, tentou o gol que faltava para ficar com a vaga. Na base do desespero, porém, não conseguiu mais nada e acabou eliminado.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 3 X 1 PALMEIRAS
BOTAFOGO - Jefferson; Brinner, Antônio Carlos (Jeferson) e Fábio Ferreira; Lucas, Renato, Seedorf, Andrezinho e Lima (Cidinho); Elkeson e Rafael Marques (Lodeiro). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
PALMEIRAS - Bruno; Román (Luiz Gustavo), Leandro Amaro e Maurício Ramos; João Vitor, Henrique, Patrik (Thiago Heleno), Mazinho e Juninho; Obina (Betinho) e Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
GOLS - Seedorf, aos 34, e Patrik, aos 42 minutos do primeiro tempo; Renato, aos 11, e Lodeiro, aos 26 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS).
CARTÕES AMARELOS - Patrik, Román, Juninho e Jeferson.
RENDA E PÚBLIDO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio Engenhão, no Rio.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião