Faltando poucos dias para a estreia na Série B, sábado, às 21 horas, em João Pessoa, contra o ABC, já dá para saber como será o Paraná de Dado Cavalcanti. Além de priorizar a posse de bola, a velocidade e o ataque pelos lados de campo, o treinador mudou seis peças em relação ao time que vinha sendo utilizado com mais constância pelo antecessor, Toninho Cecílio. A principal mexida é a saída do prata da casa Alex Alves da zaga para a entrada do experiente Brinner.
INFOGRÁFICO: Confira as formações básicas testadas por Dado Cavalcanti
Foi o que a Gazeta do Povo descobriu ao assistir, de um prédio vizinho à Vila Olímpica, ao treinamento tático aplicado ontem pelo técnico.
O treinador testou duas situações de jogo, com formações diferentes. A primeira (campo 1) é quando o Tricolor for o "protagonista" do duelo, especialmente nas partidas em casa. A segunda, voltada para quando for visitante, abusando dos contra-ataques.
Quando precisar atacar o adversário, Dado seguirá o que vem sendo bastante utilizado no futebol europeu. Uma linha de quatro defensores, com dois volantes com boa saída de bola (Ricardo Conceição e Cambará), um meia centralizado (Lúcio Flávio), e dois meias abertos (Ronaldo Mendes pela direita e Rubinho pela esquerda) dialogando com os laterais (Roniery na direita e Paulinho na esquerda). As duas duplas de lado de campo abusam das triangulações. Ontem, Reinaldo treinou como atacante.
A segunda vertente (campo 2) paranista foi usada para marcar na defesa e sair em velocidade. Edson Sitta entrou no lugar de Roniery; Cambará saiu para a entrada de Gilson; e Reinaldo se revezou com JJ Morales.
Nesta formação, Gilson ficou como primeiro volante, adiantando Ricardo Conceição para uma linha mais avançada. A saída para o contra-ataque foi puxada por Ronaldo Mendes.
O treinador segue com uma dúvida importante: Luís Carlos, titular durante o Estadual, e o veterano Marcos brigam pela camisa 1.
Reforço
O Paraná oficializou ontem a contratação do atacante Paulo Sérgio, 23 anos, que estava no Operário.
Deixe sua opinião