Dúvidas
Os reforços do Paraná que vieram de clubes do exterior podem não começar o Paranaense neste domingo. Isso em função de problemas burocráticos, que o Tricolor tem enfrentado ao longo da semana, para registrar os jogadores. Estão na lista os atacantes JJ Morales e Reinaldo, o goleiro Marcos e o lateral Gabriel Marques, que já atuava no Brasil, mas pertence ao River Plate do Uruguai.
Segundo o supervisor do Paraná, Fernando Leite, a situação mais complicada é a do argentino Morales, que "ainda depende de uma série de documentos para fazer o registro na CBF". Já Marques e Marcos estão apenas na dependência da liberação de seus antigos clubes. Reinaldo, que já tem sua documentação completa em mãos, é o mais próximo da liberação para o jogo contra o Nacional, segundo o dirigente.
A manutenção de seus principais jogadores e a chegada de reforços experientes deram ao Paraná um grupo equilibrado para iniciar a temporada. No domingo, o Tricolor estreia no Estadual diante do Nacional, às 19h30, na Vila Capanema, e o técnico Toninho Cecílio tem diversas opções para escalar a sua equipe.
"O primeiro passo [para se vencer] é ter um grupo mais homogêneo, nas suas características físicas, técnicas, e eu acho que nós estamos com isso neste ano. Nossa equipe está bem equilibrada. Agora eu posso, por exemplo, mudar a equipe de um jogo para o outro, já no início, para correr menos risco de lesão. Ou, também, jogar com todo mundo dois ou três jogos para ganhar entrosamento. Vai da situação", afirma o treinador paranista.
Cecílio ressalta também que esse balanço é de extrema importância para se evitar, durante o Estadual, as oscilações no desempenho, que foram comuns no Tricolor durante a última competição nacional. "Do jeito que estamos, temos opções que vão entrar e deixar o jogo igual, e isso é muito importante para a gente. Nós vamos tentar procurar evitar o desequilíbrio neste ano".
Entre os remanescentes da última temporada, prevalece a confiança de que o trabalho que vinha sendo feito no ano passado continuará, assim como a certeza em um desempenho além do esperado do time no Paranaense.
"Hoje, na equipe titular, tem vários jogadores do ano passado, e isso é bom. O que a gente precisava de contratação o Toninho trouxe. A gente espera agora que esteja todo mundo em condição de jogo, para que possamos ter um entrosamento ainda maior", destaca o zagueiro Anderson, que pela primeira vez entra em campo na elite do Estadual.
Outro que também está otimista é o meia Luisinho, que após rumores de sua saída, acabou dando um voto de confiança ao time que o revelou. "O time já veio com uma base forte, e a gente espera que essa base que foi formada, mais os jogadores que estão chegando, nós possamos começar bem o campeonato, e terminar bem, com o título, que é o que a gente mais quer."
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião