Atuando na Vila Capanema, o Paraná perdeu por 2 a 1 para o Botafogo, na noite de terça-feira (2), e chegou à quarta partida seguida sem vitória na Série B. Já o Fogão, por outro lado, clube com maior orçamento da disputa, segue invicto. O gol da vitória foi marcado por Rodrigo Pimpão, atacante formado no próprio Tricolor, no último lance de jogo.
Em casa, o duelo era encarado como o ponto de virada do time comandado por Nedo Xavier na competição. A pressão por voltar a vencer após três rodadas de jejum, aliada ao porte do adversário, entretanto, tornaram o início nervoso para os donos da casa.
Veja como está a classificação da Série B
Com muitos espaços entre as linhas defensiva, de meio de campo e ofensiva, o time sofria com as chegadas do Botafogo. Além disso, isolados, Henrique e Fernando Viana recebiam poucas bolas em boas condições no ataque.
Aos 26 minutos do primeiro tempo, o meia Élvis, do Fogão, escapou pela direita e cruzou para a área. Na tentativa de antecipação a Bill, o zagueiro Zé Roberto acabou cortando para o próprio gol e anotando contra. Desorganizado, o Tricolor acusou o golpe e os forasteiros chegaram a criar uma sequência de boas chances.
Foi então que Éder, um dos três volantes paranistas, ao lado de Jean e Washington, apareceu para o jogo. Ele sofreu pênalti de Pedro Rosa (40/1º) e Fernando Viana, com calma, converteu e empatou. “A gente tem de aproveitar essa boa saída que temos pela direita, forçar essa saída por ali, porque dá pra ganhar”, avaliou Éder na saída para o intervalo.
Confira como foi Paraná 1 x 2 Botafogo no tempo real
Na etapa complementar, logo nos dez minutos iniciais, o Tricolor envolveu o adversário e criou uma série de chances para virar o jogo. Pecou pela falta de pontaria.
E o confronto esfriou até que Willian Arão, do Botafogo, recebeu o segundo amarelo , aos 31 minutos, e foi expulso.
A partir daí, o Paraná pressionou, mas não foi capaz de aproveitar a superioridade numérica. Foi então que Pimpão, no último lance de jogo, fez jogada individual, bateu de fora e marcou o gol da vitória do Botafogo. “Acontece”, resumiu o volante Washington após o revés. “Vergonha”, completou Fernando Viana.
“Tudo passa pela cabeça, foi o clube que me projetou, mas sou profissional, tenho de mostrar meu trabalho”, desculpou-se o autor do gol dos cariocas. No próximo sábado (6), o Tricolor encara o Paysandu, no Mangueirão.
Craque
O goleiro do Botafogo foi decisivo em campo, fazendo boas defesas no segundo tempo e garantindo o placar igual.
Bonde
Goleiro paranista falhou no último lance do jogo e permitiu o empate do Botafogo nos acréscimos, em um chute de longa distância de Rodrigo Pimpão.
Guerreiro
Apareceu bem no ataque, armando as jogadas e concluindo com perigo. Sofreu o pênalti no primeiro tempo, que originou o gol de empate do Tricolor.
Gols
0x1 (26 min): Elvis cruzou na área e Zé Roberto se antecipou a Bill para o corte, mas mandou contra o próprio gol.
1x1 (40 min): Pedro Rosa disputou na área com Éder e a arbitragem marcou o pênalti. Na cobrança, Fernando Viana cobrou no canto esquerdo e empatou o jogo.
1x2 (48 min): Rodrigo Pimpão chuta de longe e goleiro Murilo não consegue segurar.
Chave do jogo
Falha do goleiro Murilo. Paraná vinha bem, pressionando, mas o arqueiro tricolor decretou a derrota na Vila Capanema.
Próximos jogos
Paraná: Paysandu (fora), Luverdense (casa) e Mogi Mirim (casa).
Botafogo: Mogi Mirim (casa), Oeste (fora) e Boa Esporte (casa).