Depois ter problemas ano passado, o gramado da Vila Capanema deve começar em boas condições a temporada de 2016 do Paraná. É o que garante o engenheiro agrícola Lucelio Caramelo, da Azaleia Jardim, empresa responsável pela manutenção do campo.
Paraná discute novo uso de patrimônio para pagar dívida milionária
Leia a matéria completa“Não teremos problema esse ano. No primeiro jogo o gramado estará em totais condições, posso dizer que ele vai estar 90%. A partir do segundo e terceiro jogo o campo estará nota dez”, garante Caramelo. O Tricolor estreia no Paranaense em casa domingo (31), contra o JMalucelli, às 19h30.
A preocupação com as condições do gramado foi maior nesta temporada. Em novembro, dezembro e janeiro foram feitas aplicações de fertilizantes e inseticidas naturais para combater as pragas que se proliferam com maior facilidade no verão. No começo de 2015, uma infestação de praga devastou a grama da Vila Capanema e o clube teve problemas na manutenção. Apenas na segunda metade do ano os problemas foram controlados.
“Este ano também tivemos pragas como erva daninha e lagartas. É normal nessa época do ano. Mas como estamos realizando aplicações de um inseticida natural e fertilizantes para fortalecer as raízes não teremos problemas”, grante Caramelo.
Dimensão
Por uma exigência da CBF, o gramado terá de ser reduzido para se enquadrar ao padrão Fifa - o objetivo é padronizar o tamanho de todos os campos das Series A e B do Brasileiro. Assim, o piso da Vila deixa de ser 109 m x 70 m e passa a ter 105 m x 68 m.
As modificações começaram no dia 10 de janeiro.Também foi feita uma operação em que é aplicada uma mistura de areia e matéria orgânica para regular a superfície do piso. “Além de deixar o campo nivelado, foi passada outra máquina para fazer a areação e descompactação do solo e uma outra operação que é o corte vertical para eliminar o excesso de grama”, explica o engenheiro.
A previsão é de que no final da próxima semana os jogadores do Paraná já podessam realizar trabalhos de reconhecimento do gramado da Vila, que mantém a mesma espécie de grama bermuda, também usada nas arenas da Copa de 2014.
Deixe sua opinião