Ao entrar em campo hoje no Estádio Dario Leite, às 17h20, para enfrentar o Guaratinguetá, o Paraná "conquistará" a marca de 300 jogos disputados pela Série B. Com o iminente rebaixamento do São Caetano, o Tricolor se tornará o rei da Segundona, como o time que compete no segundo escalão por mais tempo.
Ao todo, foram oito anos no grupo de acesso. O clube paranaense estreou na competição em 1992, ano em que conquistou pela primeira vez a promoção à Série A. Em 2000, na Copa João Havelange, alcançou novamente a classificação para a elite. Após ser rebaixado em 2007, o Paraná se firmou na Série B, e somente neste ano chegou perto de voltar ao grupo principal esteve por 19 rodadas, o equivalente a um turno no G4.
Campanhas marcadas por um aproveitamento apenas regular. Nos 299 jogos, foram 120 vitórias, 83 empates e 96 derrotas um rendimento de 49,4%. Sempre insuficiente para o retorno à elite. Os dados são do blog História do Paraná, de James Skroch.
No jogo 300, contra o Guará, a equipe do treinador Dado Cavalcanti apenas cumpre tabela. Já time o paulista precisa de uma vitória para garantir sua permanência na Série B.
Para alguns atletas, a partida representa o retorno aos gramados, já que oito titulares ficarão fora do confronto. Brinner, Edson Sitta e Paulo Sérgio foram deixados por opção de Dado. Luís Carlos, Ricardo Conceição, Anderson, Paulinho e Reinaldo não viajaram pois estão sob cuidados do departamento médico.
Lance a lance
Guaratinguetá x Paraná, às 17h20, no www.gazetadopovo.com.br/esportiva
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano