O Paraná conquistou nesta quarta-feira (11) o título do Campeonato Paranaense sub-19. Após conseguir uma importante vantagem no jogo de ida ao bater o Londrina por 2 a 0, o Tricolor saiu na frente, acabou cedendo o empate, mas mesmo jogando fora de casa segurou o resultado e sagrou-se campeão. O título encerra um jejum de oito anos sem conquistas em suas categorias de base.
“Estamos muito felizes e comemorando bastante”, disse Luciano Gusso, ex-técnico do time profissional do Paraná, atual coordenador das categorias de base do clube. A conquista coroa, na opinião dele, uma mudança de mentalidade e sistema de trabalho iniciada há três anos. Quando assumiu suas funções, ele viu a necessidade de mudanças para recuperar a tradição do clube em revelar novos talentos.
“Quando chegamos, vimos que o Paraná estava em um nível muito abaixo do que merecia e do que sempre teve em termos de formação. Foi um trabalho de mudança de mentalidade, com o desenvolvimento de atletas vencedores, para chegar até aqui”, disse Gusso. “É um prêmio para todos que estão na base do Paraná”.
O objetivo do trabalho, além da conquista de títulos, segue sendo a formação de jogadores para o time principal. As equipes estão preparando atletas para o time principal, assim que surja uma oportunidade. “O desafio é esse. Resgatando a tradição de clube formador, podemos dar alegria para nossa torcida”, acrescentou.
No jogo desta quarta, o Paraná abriu o marcador com Diego Canuto ainda no primeiro tempo. O empate do Londrina veio na segunda etapa, mas o Paraná foi hábil em segurar a vantagem. “Foi um jogo muito bom, competitivo. O Pedrinho [Maradona, técnico do Londrina] fez um grande trabalho, mas jogamos com inteligência. A equipe montada pelo Luciano Simm foi taticamente perfeita”, resumiu.
O Paraná encerrou a participação no Paranaense sub-19 com 24 jogos, 16 vitórias, sete empates e apenas uma derrota. Marcou 54 gols e sofreu dez.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião