O Paraná dá início a uma sequência de dois jogos que pode ser decisiva para as pretensões do time de conquistar o título do primeiro turno do Paranaense. Hoje, o Tricolor recebe, às 19h30, na Vila Capanema, o Londrina, líder do Estadual com nove pontos, é o único time com 100% de aproveitamento.
No domingo, também no Durival Britto, será a vez de enfrentar o Coritiba, segundo colocado com sete pontos mesma pontuação do Paraná, terceiro nos critérios de desempate. Ou seja, se passar pelos rivais, o time de Toninho Cecílio deixa para trás dois adversários diretos na briga pelo título do turno.
O duelo desta noite marca ainda o encontro do melhor ataque do Paranaense, o LEC com 14 gols, contra a defesa tricolor, ainda invicta no campeonato. Para Toninho Cecílio, o momento é de enfrentar a grandeza do desafio e seguir na busca de vantagem sobre os adversários na briga pela vaga antecipada na final.
"Não podemos tirar o peso da situação. Nós nos preparamos para isso. A tabela está pronta há dois meses, e vamos jogar. Com a devida atenção, equilíbrio, inteligência, e tudo aquilo que tem de fazer parte de um momento decisivo como esse", diz. "São equipes bem montadas. O Londrina é a melhor equipe do campeonato, e a tabela diz isso. Já o Coritiba é equipe mais rica do estado, com um elenco extraordinário. Mas essa é a nossa semana. Vamos com calma e personalidade", emenda o treinador.
O zagueiro Alex Alves, um dos responsáveis pela boa campanha defensiva do Tricolor, admite certa ansiedade devido ao pesa extra que ganhou as duas próximas rodadas. "É uma semana diferente. Contra o Londrina, vai ser um jogo diferente, com um gosto diferente. No domingo teremos o clássico contra o Coritiba, mas vamos por enquanto pensar passo a passo."
Apesar da determinação do grupo, o Paraná não poderá contar com uma de suas principais peças ofensivas nos confrontos. O atacante Reinaldo, que estreou com a camisa tricolor no domingo, no clássico com o Atlético, sofreu uma distensão na coxa esquerda e ficará afastado dos gramados por três semanas.
O lateral-direito Angelo, expulso na última rodada, também desfalcará o elenco. Em seu lugar, estreia Gabriel Marques, já com a documentação regularizada na CBF.
Clubes creditam sucesso atual à Série Prata
A partida de hoje marca também o encontro dos dois últimos campeões da Série Prata do Paranaense. O Londrina conquistou o título em 2011, na disputa contra o Toledo. No ano passado, o Paraná venceu os dois turnos da disputa e levantou a taça por antecipação. Para ambos, uma experiência que rendeu lições preciosas. "O que valeu foi a possibilidade de reestruturarmos o departamento de futebol. Trouxe dificuldades, mas nos permitiu aprender essa lição de organização", explica o gerente de futebol tricolor, Alex Brasil.
Mesmo caminho adotado pelo técnico Cláudio Tencati, um dos remanescentes da época. "A boa campanha é reflexo das melhorias feitas na administração após a Série Prata. Agora não há mais dívidas e estamos organizados."
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia