Com 14 jogadores contratados para a temporada 2017, que também contará com a estreia da comissão técnica liderada pelo treinador Wagner Lopes, o Paraná já dá indícios de qual será a sua cara neste início de ano. No último sábado (14), o Tricolor entrou em campo para um jogo-treino com o Joinville, no CT do time adversário, em Santa Catarina, com uma formação bem diferente da que vinha sendo utilizada em 2016. Em cada um dos setores – a equipe foi montada no 4-3-3 –, a escalação tinha apenas uma peça remanescente do ano passado.
Na defesa, um dos pontos fracos do time na campanha da Série B, Diego Tavares foi aproveitado na lateral direita, cercado por recém-chegados. O goleiro Léo (ex-São Paulo), os zagueiros Airton (ex-Luverdense) e Eduardo Brock (ex-Brasil de Pelotas) e o lateral-esquerdo Igor (ex-ASA) começaram a atividade como titulares, saindo na frente na briga por vagas no novo Paraná. A exceção é Léo, já que o goleiro Marcos, ídolo paranista, foi poupado e não viajou a Santa Catarina por causa de dores musculares.
No meio de campo, composto por apenas três jogadores, Leandro Vilela foi a peça já conhecida da torcida. Ele teve como parceiros Alex Santana (ex-Guarani) e Jonas Pessalli (ex-Luçon-FRA). Já na linha de frente, Yan Philippe apareceu acompanhado de Ítalo (ex-Guarani) e Vitor Feijão, este último retornando de empréstimo ao Coritiba. Enquanto essa equipe esteve em campo, no primeiro tempo, o jogo-treino se manteve sem gols.
Outros jogadores foram testados na etapa final do confronto, casos do lateral-direito Júnior (ex-ASA), do zagueiro Rayan (ex-ASA), do meia Zezinho (ex-Ceará) e dos atacantes Matheus Carvalho (ex-Atlético-GO), Bruno Cantanhede (ex-Hapoel-ISR) e Renatinho (ex-Guarani). O treinamento terminou 1 a 1. Nesta quarta-feira (18), a atividade se repete, desta vez no Ninho da Gralha, em Quatro Barras.
MERCADO: Confira quem chegou e saiu dos principais times brasileiros
“Foi muito válido. É natural que os jogadores sintam o desgaste da pré-temporada, que vem sendo muito forte. Fiquei satisfeito com a postura da equipe, com a organização e o equilíbrio entre os setores”, declarou o técnico Wagner Lopes, ao site do clube, após o primeiro teste do ano. “É claro que se trata apenas de um início de trabalho. É uma construção. Temos muito a melhorar. Principalmente nas transições ofensiva e defensiva”, complementou.
Confira o elenco do Paraná para 2017 e de onde vieram os reforços:
Goleiros: Marcos, Léo (São Paulo), Guilherme e Hugo*
Laterais-direitos: Júnior (ASA), Diego Tavares e Dias*
Laterais-esquerdos: Igor (ASA) e Rafael Carioca
Zagueiros: Eduardo Brock (Brasil de Pelotas), Rayan (ASA), Artur (Fluminense), Airton (Luverdense) e Willian*
Volantes: Diego Canuto, Leandro Vilela, Johny*, Claudevan* e Gabriel Furtado*
Meias: Renatinho (Guarani), Alex Santana (Guarani), Zezinho (Ceará), Jonas Pessalli (Luçon-FRA), Murilo Rangel e Alesson*
Atacantes: Bruno Cantanhede (Hapoel-ISR), Matheus Carvalho (Atlético-GO), Ítalo (Guarani), Paulinho, Vitor Feijão, Yan Philippe, Guga* e Rafael Furtado*
* Jogadores que disputaram a Copa São Paulo neste início de ano e foram promovidos ao time principal
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”