Confira a ficha de Operário 1 x 3 Paraná
Mudança tática resgata os gols
Além dos três pontos diante do Operário, os jogadores do Paraná festejaram o reencontro com o gol. Nas quatro primeiras rodadas do Paranaense, a equipe havia balançado apenas duas vezes as redes adversárias, com Lúcio Flávio e Paulo Roberto, ambas na estreia da competição diante do Cianorte. Nas partidas seguintes, o jejum de gol contribuiu para as três derrotas contra Maringá, Coritiba e J. Malucelli, sendo duas em plena Vila Capanema.
"Conseguimos transformar a boa atuação em gols, coisa que não aconteceu nas últimas rodadas. O raio não cai sempre no mesmo lugar", comemorou o técnico Milton Mendes.
A retomada dos gols passa pela mudança no sistema tático. Nas partidas anteriores, a escalação de três atacantes se mostrou ineficaz, principalmente pela falta de criatividade do meio de campo. Com a saída de Carlinhos e Paulo Roberto, o meia Lúcio Flávio ganhou a companhia de Fernando Gabriel, autor do passe para dois dos três gols em Ponta Grossa.
"O volume de jogo foi bom por causa das situações variadas", disse Mendes. "Fernando Gabriel teve uma importância fundamental, principalmente pela sua boa qualidade", acrescentou.
Pressionado pelos fracassos nas últimas três rodadas, o Paraná reencontrou o caminho da vitória no Campeonato Paranaense e diminui a pressão da última semana, principalmente em relação ao trabalho do técnico Milton Mendes. O Tricolor venceu o Operário por 3 a 1, no Estádio Germano Krüger. Com o sucesso, a equipe alcançou a sétima posição na classificação com seis pontos. Por outro lado, o Fantasma sofreu a primeira derrota na competição e segue com seis pontos, uma colocação abaixo.
"[A vitória] dá mais tranquilidade para os jogadores e para a comissão trabalhar. Continuamos o trabalho em paz e com tranquilidade", afirmou Mendes.
O retorno da tão sonhada tranquilidade pelos lados da Vila Capanema teve como protagonista o atacante Giancarlo. O jogador, bastante questionado pela ineficiência na última partida, marcou seus dois primeiros gols na competição. Atuando isolado no ataque, o agora artilheiro da equipe contou com uma tarde inspirada dos meias Lúcio Flávio e Fernando Gabriel. O meia Paulinho, que estreou com a camisa do Tricolor, marcou o terceiro a favor dos visitantes. O meia Sandro descontou para o Fantasma.
"Hoje [ontem] ficou mais fácil jogar porque os meias criaram as jogadas", ressaltou Giancarlo. "Estávamos em uma semana de muita pressão e conseguimos reverter à situação. Mais confiança e tranquilidade para a semana que começa", acrescentou o volante Paulinho Oliveira.
Diante dos questionamentos da arquibancada, o técnico Milton Mendes optou em modificar a forma de jogar do Paraná. O esquema tático com três atacantes, que não funcionou nas derrotas para Maringá, Coritiba e J. Malucelli, deu espaço para Giancarlo isolado na área adversária e maior liberdade para os meias e laterais.
"Mudamos o modelo [tático] para encorpar mais a equipe. Hoje [ontem] a coisa foi diferente", ressaltou o treinador.
Porém, o sucesso nos Campos Gerais não é garantia da manutenção da forma de jogar do Paraná. De acordo com Mendes, a equipe será definida conforme os treinamentos ao longo da semana e também conforme análise do adversário pega o Prudentópolis, domingo, na Vila Capanema. "Não é porque ganhamos que está tudo certo, nem porque perdemos que estava tudo errado. Nosso trabalho é baseado no que faz dentro de campo. Vitória é reflexo", fechou Mendes.
Operário 1 x 3 Paraná
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião