O Paraná foi derrotado pelo Criciúma por 2 a 1 na tarde desse sábado (12), na Vila Capanema, e atingiu a marca de 17 derrotas na Série B. Mesmo com esse retrospecto, a equipe se livrou do rebaixamento à terceira divisão nacional, pois Joinville e Bragantino, adversários diretos da equipe, foram derrotados nesse final de semana e beneficiaram o Tricolor.
GALERIA: veja as imagens da partida
O técnico Roberto Fernandes entrou com uma formação diferente para o jogo de hoje. Apostando no 4-5-1, com o atacante Lúcio Flávio atuando como meia armador, o Paraná não conseguiu repetir as boas das últimas rodadas (contra Avaí e Paysandu) e logo aos 10 minutos sofreu o primeiro gol do jogo, marcado pelo atacante Bruno Baio, após falha do lateral Rafael Carioca no lance.
CLASSIFICAÇÃO: veja como está a tabela da Série B
O Paraná tinha dificuldade em criar chances de gol, tendo nos chutes de longa distância do meia Nadson sua principal jogada. E para piorar o cenário, o atacante Fernando Karanga foi expulso aos 4 minutos da segunda etapa, após reclamar rispidamente com o árbitro Elmo Alves Rezende.
Mesmo com um jogador a menos a equipe paranista foi buscar o empate, após escanteio cobrado por Nadson, o lateral Leandro Silva igualou o marcador aos 21 minutos. Mas três minutos depois, o zagueiro João Paulo cometeu pênalti em Bruno Baio e o atacante Roberto deixou o Criciúma novamente na liderança do placar.
A equipe tricolor volta a campo agora no próximo sábado (19), quando irá viajar até Fortaleza para enfrentar o Ceará. Roberto Fernandes já sabe que não poderá contar com o meia Murilo e com os atacantes Fernando Karanga e Lúcio Flávio, todos suspensos.
Craque
Nadson
O meia foi o único destaque ofensivo do Paraná durante o jogo. Com a assistência para o gol de Leandro Silva, Nadson mostrou que pode ser uma boa opção ao elenco paranista para 2017.
Bonde
Fernando Karanga
Atuando como homem de referência do ataque paranista, o centroavante perdeu pelo menos duas chance claras de gol. No início do segundo tempo após reclamar rispidamente foi expulso do jogo, podendo ter feito sua despedida do Paraná.
Guerreiro
Bruno Baio
Autor do primeiro gol do jogo, o atacante não encontrou dificuldade no duelo contra a zaga paranista. Na segunda etapa, Bruno Baio sofreu a penalidade que resultou no tento da vitória da equipe catarinense.
Chave do jogo
Com uma escalação diferente das últimas partidas (4-5-1), o Paraná não demonstrou a mesma qualidade dos jogos anteriores. Instável na defesa e com falta de criação no setor ofensivo (com Lúcio Flávio jogando como meia), a equipe assistiu ao Criciúma criar as melhoras chances de gol do jogo e merecer a vitória.
Gol
1º Tempo
10 min- 0 x 1- Após cruzamento da direita, Rafael Carioca afasta a bola para a entrada da área e Bruno Baio arremata de primeira no canto esquerdo alto de Marcos para abrir o placar na Vila Capanema.
2º Tempo
24 min- 1x1- Nadson cobrou escanteio da direita na marca do pênalti e Leandro Silva apareceu sozinho para escorar firme para o fundo das redes de Luiz. Paraná empata na Vila Capanema.
29 min- 1x2- Roberto bate a penalidade no canto esquerdo de Marcos para retomar a liderança no placar.
Cartões
Amarelos: Fernando Karanga, Lúcio Flávio, Murilo (P); Ricardinho, Bruno Baio, Rômulo, Diego Giaretta (C).
Vermelho: Fernando Karanga, Lúcio Flávio (P); Diego Giaretta (C).
Suspensos
Fernando Karanga, Murilo e Lúcio Flávio (P); Diego Giaretta (C).
Próximos jogos:
Paraná: Ceará (fora); Tupi (casa).
Criciúma: Vasco (casa); Paysandu (fora).