Diniz mantém discurso otimista no Paraná.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O Paraná põe à prova seu último fio de esperança de acesso para a Série A na noite deste sábado (26), às 21 horas, diante do Atlético-GO, na Vila Capanema, pela 28.ª rodada da Segundona.

CARREGANDO :)

O Tricolor tem somente 1% de chance matemática de subir para a elite em 2015, segundo o portal Infobola, do matemático Tristão Garcia. Uma derrota diante dos goianos, portanto, pode representar de vez o fim das expectativas por uma arrancada que culmine no retorno à Primeira Divisão.

TABELA: veja como está a classificação da Série B

Publicidade

A porcentagem mínima de chance de acesso, por enquanto, é suficiente para que o técnico Fernando Diniz mantenha o discurso de foco na Série A junto ao elenco paranista.

“A gente tem de acreditar naquilo que é possível. Se essa possibilidade existe, temos de trabalhar”, defende Diniz. “Se a matemática indica 1%, quem tem esse 1% precisa fazer com que essa margem aumente. E isso só acontece encarando cada jogo de maneira decisiva”, prega o comandante, que completará seu 17.º jogo no banco tricolor.

Diniz ostenta aproveitamento de 50% dos pontos disputados, número que corresponde ao rendimento geral do atual 7.º colocado, o Bragantino, que tem 42 pontos, quatro atrás do G4. O Tricolor é o 11.º, com 36 pontos, rendimento geral de 44,4%.

“Queria que a equipe estivesse melhor do que está hoje na tabela. Deixamos pontos preciosos para trás”, lamenta o treinador, em alusão às viradas sofridas e triunfos desperdiçados pelo time sob seu comando.

Publicidade

O otimismo pregado por Diniz encontra eco na diretoria. Após a vitória sobre o Mogi Mirim, fora de casa, no último sábado (19), o superintendente de futebol Durval Lara Ribeiro, o Vavá, já havia reforçado a esperança em um acesso milagroso. “Sabemos que a matemática é complicada, mas por que não sonhar? Pode parecer uma ilusão, mas nós vamos seguir acreditando”, explicou em entrevista à Rádio Transamérica.

Eleito novo presidente do clube na última quarta-feira (23), o atual vice-presidente financeiro, Leonardo Oliveira, reforça o desafio aos números. “Não desistimos do acesso neste ano. Ainda temos objetivos”, discursa.

O técnico tem quatro desfalques certos para o duelo com o Dragão. O zagueiro Luiz Felipe e os meias Danielzinho e Gabriel Leite estão lesionados. Já o meia Gustavo Sauer está suspenso. Além destes, o zagueiro Luciano Castán, com febre, e o atacante Henrique, com dores musculares, são dúvidas.