O Paraná superou o Bahia por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (4), na Vila Capanema, e alcançou a inédita sequência de três vitórias consecutivas na Série B.
O gol foi anotado pelo meia Rafael Costa, em cobrança de falta aos 26 minutos do primeiro tempo. O triunfo afastou ainda mais o Tricolor da zona de rebaixamento e melhorou o aproveitamento contra equipes bem colocadas na tabela. Com o resultado, o Paraná fica na 9ª colocação, com 32 pontos, mas pode ser ultrapassado por Criciúma e Bragantino no complemento da rodada.
TABELA: Veja como está a classificação da Série B
SLIDESHOW: confira as principais imagens do duelo na Vila Capanema
Antes do duelo com o Bahia, quarto colocado, o time comandado por Fernando Diniz havia conquistado só três vitórias em 11 jogos com adversários entre os dez primeiros colocados.
A vitória também dá confiança para o Tricolor enfrentar seus dois próximos desafios na Segundona. Contra o Botafogo, no Rio, na próxima terça-feira (8) e o Paysandu, na Vila, sexta-feira (11). Os dois times são postulantes a vaga no grupo de acesso.
“Vencemos uma equipe qualificada, que está entre os primeiros. Colocamos na cabeça que tínhamos de vencer. A gente quer subir na tabela, brigar pelo G4 e conseguir o acesso”, enfatizou o atacante Carlão. “Mostramos a força e o poder da equipe. Devagarzinho vamos chegar lá em cima”, emendou o lateral Fernandes.
LANCE A LANCE: Veja como foi Paraná x Bahia
Diante do Tricolor baiano, o Paraná buscou a vitória desde o primeiro minuto e chegou a desperdiçar inúmeras chances. Ao melhor estilo Diniz, a equipe demonstrou intensidade na marcação e dominou a posse de bola. Apesar do maior volume de jogo, coube a Rafael Costa, na bola parada, anotar o único gol. “Na posição em que foi a falta, tinha de ser colocada e com força. Fui feliz na batida”, descreve o camisa 7.
“A equipe foi intensa, tocamos bem a bola e poderíamos ter feito mais gols”, avaliou o volante Ricardinho na saída para o intervalo. “Mas também não corremos riscos atrás”, complementou.
Boa fase de Rafael Costa impulsiona crescimento do Paraná
Leia a matéria completaNa etapa final, o Paraná seguiu superior, desperdiçando uma série de gols com o próprio Ricardinho e com os atacantes Henrique e Carlinhos, que saiu do banco de reservas. Aos 27 do segundo tempo, o artilheiro Carlão ainda perdeu, na cara do gol, a chance de ampliar.
No fim do jogo, os gols perdidos quase cobraram seu preço. Aos 32, o zagueiro Luiz Felipe foi expulso e o Paraná tomou sufoco, mas sem deixar a vitória escapar.
Confira quem foram os destaques da partida:
Craque
Rafael Costa
O golaço em cobrança de falta coroou a boa atuação do meia, que organizou o time, puxou contra ataques e manteve a posse de bola quando o time ficou com um jogador a menos em campo.
Bonde
Maxi Biancucchi
Principal responsável pela criação do Bahia, não apareceu no jogo, ficou encaixotado na marcação. O Bahia sofreu pela falta de criatividade.
Guerreiro
Henrique
Com movimentação e toques rápidos, não deu sossego para a defesa adversária. Henrique usou a mobilidade para criar boas chances, mas perdeu uma cara a cara com Douglas Pires.
Gols
1º tempo
1 x 0 (26 min) – Cobrança de falta do bico da área na direita, Rafael Costa bate sobre a barreira e o goleiro não consegue chegar.
Chave do jogo
O Paraná manteve a posse de bola, encurralou o Bahia e chegou ao gol cedo. Após marcar, o time manteve a bola mas desacelerou o jogo. A marcação paranista não deu espaços à criação baiana.
Cartões
Amarelos: Henrique, Luiz Felipe, Ricardinho (P); Zé Roberto (B)
Vermelhos: Luiz Felipe (32/2º)
Suspensos:
Paraná: Henrique e Luiz Felipe
Bahia: Souza e Zé Roberto
Próximos jogos:
Paraná: Botafogo (fora); Paysandu (casa); Luverdense (fora)
Bahia: Macaé (casa); Bragantino (casa); Ceará (fora)
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião