Mídia
Parceria garante vídeos para mobilizar torcida e registrar campanha
Há pouco mais de um mês, a campanha do Paraná vem sendo registrada pela agência de comunicação W3ol. Desde então, em todas as partidas do Tricolor na Vila Capanema a empresa monta um compacto com direito aos bastidores da equipe. O material é colocado em seguida na internet (You Tube).
"Fizemos uma parceria com o clube, uma iniciativa nossa que contou com a aprovação do Casinha [Luiz Carlos Casagrande, vice-presidente]. É uma forma também de mobilizar a torcida e mostrar um pouco mais da campanha do clube", diz Jean Claude de Lima, sócio-proprietário da W3ol.
Uma das imagens chamou a atenção. Antes da vitória por 1 a 0 sobre o Sport, o técnico Dado Cavalcanti aparece no túnel do vestiário, orando com os braços erguidos sob a inscrição "e o poder da realização", trecho do hino paranista pintado no teto. "Foi uma imagem bonita, de um grande técnico, novo, muito responsável", comenta Lima. O projeto é ainda maior. Pretende resgatar a autoestima do torcedor e, quem sabe, ao final do ano ter um documento histórico do acesso. Outra ação que a empresa já fez foi espalhar 35 outdoors pelos bairros de Curitiba e região metropolitana, com a convocação "Vem pra Vila".
Entrevista
Cecílio elogia evolução no reencontro com o Tricolor
Como vai ser o reencontro com o seu ex-time?
Tenho um sentimento de gratidão. Sempre fui muito bem tratado, tive uma relação ótima com a diretoria, sempre correta comigo. Vai ser um prazer voltar à Vila Capanema.
Você deixou o Tricolor em baixa. Como vê a boa fase da equipe?
Eu pedi o Paulo Sérgio (atacante), o Paulinho (lateral-esquerdo), pedi todos em dezembro. Infelizmente, não havia recursos. É nítido o aporte de qualidade e experiência na equipe. Contando ainda com o trabalho brilhante do Dado [Cavalcanti]. É um treinador jovem, que abraçou o esquema do 4-1-4-1 e os jogadores entenderam.
O que podemos esperar do Guaratinguetá?
Cheguei há uma semana apenas, mas o time já vai ter a minha cara. Não vou fugir da responsabilidade. Vai ser um time corajoso, com toda a certeza.
Toninho Cecílio, técnico do Guaratinguetá.
A mobilização da torcida do Paraná não se resume a lotar a Vila Capanema, socorrer financeiramente o clube e empurrar o time rumo à vitória hoje, às 16h20, diante do Guaratinguetá, a casa estará cheia outra vez. O compromisso paranista é de corpo e alma.
Engajamento que Jeson Emanoel de Campos traduziu em uma faixa, normalmente posicionada na Reta do Relógio, próxima da entrada da Rua Engenheiros Rebouças do estádio. Nela está gravado: "Nem que neve". "Todo jogo do Paraná o clima atrapalha, chuva, frio... E na Vila é pior, pois a cobertura é para poucos [somente no setor social]. Apesar disso, prometi que estarei sempre do lado do time, nem que neve", diz o administrador de empresas de 32 anos.
Curiosamente, neste ano nevou (há controvérsias, dizem) em Curitiba, após 38 anos. O escrete não pisou o gramado naquele 23 de julho extraordinário. Do contrário, teria apoio mesmo abaixo de zero. "Eu estaria lá, claro, não importa o tempo", reforça Campos.
Outra forma de comprometimento, além da assiduidade seja qual for o clima, tem sido comum. Ainda que isso possa representar risco de morte ou, pelo menos, uma coceira eterna. É o caso de Rodrigo Sanchez. "Prometi que se o Paraná retornar para a Primeira Divisão vou dar um mergulho no Rio Belém. Meu amigo Guilherme vai junto", revela o publicitário de 25 anos.
Com um trecho vizinho do Durival Britto, trata-se do rio mais poluído de Curitiba, de acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). "Não tem problema. Já são tantos anos de Segunda Divisão [desde 2008 o Tricolor frequenta o andar de baixo do Brasileiro]. Vale o sacrifício. Uma micose qualquer não vai me impedir", afiança Sanchez, que decidiu bancar também um churrasco para festejar o tão aguardado acesso.
A empolgação tem explicação. O Paraná nunca se apresentou tão preparado para chegar entre os quatro primeiros colocados na última rodada, lá no final de novembro. Atualmente, ocupa a quinta posição, com 30 pontos, a mesma marca de Sport e Joinville o time catarinense tem um jogo a mais.
Performance segura o suficiente para Anna Paula Stubert realizar múltiplos votos. Primeiro, a agente administrativa de 29 anos jurou permanecer um mês sem comer chocolate se o técnico Dado Cavalcanti fosse contratado. "Sou chocólatra e cumpri. Não foi nada fácil", diz.
O embalo da equipe empurrou a torcedora a ir além. Recentemente, Anna não conseguiu vencer os 730 degraus para admirar o pé da cascata no Parque do Caracol, em Canoas, no Rio Grande do Sul. Caso tudo dê certo, será diferente. "Vou descer a escadaria e subir depois", afirma a paranista. E tem mais. "E ainda vou fazer uma tatuagem provando todo o meu amor, pode escrever aí."
Enquanto isso, os torcedores farão outra festa para o confronto desta tarde. O site Paranautas está arrecadando bexigas vermelhas e azuis para fazer um "corredor de recepção", quando o ônibus da delegação tricolor apontar nas proximidades da Vila Capanema. A expectativa da diretoria é de público superior a 10 mil pessoas no estádio.
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