Em confronto direto contra o rebaixamento, o Paraná recebe o Bragantino, nesta sexta-feira (28), às 20h30, na Vila Capanema, tentando evitar uma reta final de Série B altamente dramática. O retrospecto da competição nos últimos anos, entretanto, demonstra que a situação paranista poderia ser muito mais grave, não fosse a campanha ainda pior de seus adversários contra a queda.
A jornada do time da Vila é até o momento a mais fraca desde que o Tricolor foi rebaixado, em 2007. Se terminasse a competição com o atual rendimento de 37,5%, o Paraná teria sido rebaixado para a Terceira Divisão em 2008, 2009, 2010 e 2011.
FICHA TÉCNICA: Veja as prováveis escalações de Paraná e Bragantino
Por outro lado, o aproveitamento dos times da parte inferior da tabela em 2016 vem salvando o clube de se afundar rumo à Série C. Esta é a área de descenso que alcança a 33.ª rodada da competição com a linha de corte mais baixa desde 2008.
Os 30 pontos conquistados pelo Bragantino até agora o tornam o “porteiro” da região da degola com pior rendimento desde então. O Massa Bruta conseguiu piorar a própria marca negativa de 2012, quando abria a ZR somando 31 pontos a esta altura do certame.
Já o Tricolor tem 36 pontos e está na 15.ª posição. Um revés, portanto, deixaria o time comandado por Roberto Fernandes a apenas três de distância do grupo rebaixável, faltando cinco rodadas para o fim da disputa.
Panorama que acendeu o alerta vermelho na Vila: o duelo de alta tensão contra o time do interior paulista já foi definido como o mais importante do ano no clube. Conjuntura perigosa que fez a diretoria tentar uma reaproximação com a torcida.
TABELA: Confira a classificação da Série B
Após vender o duelo com o Vasco, pela 32.ª rodada, para Cariacica, no Espírito Santo — para revolta dos tricolores — os cartolas fizeram promoção para o jogo com o Braga: a meia entrada mais barata sai por R$ 10 e sócio tem direito a levar um acompanhante de graça.
CURTA a página Meu Paraná, Meu Tricolor no Facebook
“O adversário vem motivado pela troca de treinador”, avisa o técnico Roberto Fernandes. O Braga demitiu Marcelo Veiga e estreará Estevam Soares.
“Mas a confiança é de resultado positivo e o ambiente entre os atletas é de responsabilidade de conquistar uma vitória”, promete. Em cinco jogos, Fernandes acumula quatro derrotas e uma vitória no Tricolor. Contra o Massa Bruta, ele deve repetir o time que perdeu para o Vasco na rodada anterior.