O Paraná tem dois perfis de jogadores contratados para o Paranaense. O primeiro, de veteranos, com rodagem no futebol internacional: o goleiro Marcos, que jogou dez anos no futebol português, o atacante Reinaldo, que jogou pelo Paris Saint-Germain e estava no futebol chinês, além do argentino Juan José Morales, com passagem pelo Argentino Juniors e no futebol equatoriano e venezuelano. Já o meia Rubinho e o volante Júnior Capixaba, vindos de clubes sem expressão, pretendem fazer do Paraná o trampolim para alavancarem suas carreiras.
Rubinho tem 24 anos e esteve na Luverdense na temporada passada. Ele chamou a atenção no duelo da Copa do Brasil em que seu antigo clube foi eliminado pelo Tricolor e depois foi eleito o craque da Série C do Brasileirão. "Estou aqui para buscar espaço numa disputa sadia por posição. Eu já tive uma passagem pelo Rio Branco em 2010, mas eu tive uma lesão na pré-temporada e joguei muito pouco", contou o meia.
O meia foi apontado pelo técnico Toninho Cecílio como um dos titulares mais certos para a estreia, contra o Nacional, na Vila Capanema. "Eu venho conversando desde março com o Alex [Brasil] e isso ajudou a vir para cá. Eu já conversei que não vim só para somar, vim para jogar. Quero ser titular pelo merecimento", afirmou Rubinho.
O volante Júnior Capixaba tem 25 anos e estava no Vitória-ES, clube que não disputou nenhuma competição nacional na temporada passada e chegou à semifinal do Campeonato Cabixaba. Ele revelou que já vinha sido observado por um parceiro paranista. "Foi através da Amaral Sports que vinha sendo observado desde o ano retrasado, mas tinha contrato com o Vitória. Tive propostas diversas, mas escolhi o Paraná pela grandeza do clube", disse Capixaba.