Foi usando uma frase de seu primeiro treinador, Otacílio Gonçalves, que Ricardinho resumiu o sentimento de sua primeira vitória como treinador no Brasileiro: "O bom sempre tem sorte, essa é a lei da vida". E foi com uma boa dose de sorte, mesclada com muitas porções de sofrimento, que o Paraná venceu o Guaratinguetá, ontem, na Vila Capanema, por 3 a 2.
O gol que selou a primeira vitória tricolor na Série B foi marcado aos 49 do segundo tempo, numa cabeçada certeira do volante Zé Luís. Antes disso, Lenílson e Leandrinho marcaram para os visitantes e Arthur e Welington, de pênalti, fizeram os outros gols dos donos da casa.
Ao apito final, o sentimento de felicidade com os três pontos se misturava com o alívio de pela primeira vez sair da incômoda zona de rebaixamento. Agora, o Tricolor soma cinco pontos na 15.ª colocação a metade da pontuação do Vitória, clube que fecha o G4.
"Era de uma vitória assim que o time estava precisando, que dá uma mexida no grupo", afirmou, visivelmente emocionado, o experiente volante Zé Luís, 33 anos, herói da noite. No entanto, antes do gol salvador, a história do jogo contou com um roteiro semelhante aos demais do time no Nacional: erros de passe, falhas na defesa e também na conclusão das jogadas.
"Futebol é bom porque proporciona isso: você mesmo tendo dificuldade no jogo consegue a vitória", avaliou Ricardinho.
O maior momento de instabilidade ocorreu no começo da etapa complementar, quando uma falha primária de passe do zagueiro Amarildo, que entregou a jogada nos pés do adversário, proporcionou o empate ao Guaratinguetá. A partir daí, a paciência do torcedor se esgotou, manifestada através de vaias toda vez que o jogador tocava na bola.
O sentimento de alívio veio apenas no minuto final, quando as críticas deram lugar ao canto emocionado do hino do clube na Vila. "Estava na hora de a vitória vir. Temos de dedicar essa vitória a todo elenco, que estava merecendo", disse Luisinho. "Agora é buscar uma vitória fora", completou o volante Ricardo Conceição, referindo-se ao próximo compromisso do time na Série B, contra o Barueri, na terça-feira, às 21 horas, na Arena Barueri.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são