• Carregando...
Celso Roth ainda não venceu no comando do Coritiba: “Futebol é sequência e corrigir os erros. Temos de superar esse momento” | Felipe Rosa/ Tribuna
Celso Roth ainda não venceu no comando do Coritiba: “Futebol é sequência e corrigir os erros. Temos de superar esse momento”| Foto: Felipe Rosa/ Tribuna

O futebol paranaense está em baixa. Juntos, Atlético, Coritiba e Paraná conquistaram apenas 2 vitórias em 12 jogos neste início de Brasileiro, contando as Séries A e B. Já são três rodadas sem vencer. Somaram 11 pontos em quatro rodadas, o que dá uma média 3,66, a pior entre os 13 estados com representante nas duas principais divisões do país.

INFOGRÁFICO: Confira a média de pontos conquistados por estado com representantes nas séries A e B do Brasileiro

O ranking é liderado pelo Rio Grande de Sul que, capitaneado pelas boas campanhas de Internacional e Grêmio na elite, atingiu a marca de 8,5 pontos na elite.

Se não bastasse as derrotas em série, rubro-negros, tricolores e alviverdes convivem ainda com outro rótulo negativo. Como um único grupo, carregam nesta temporada o segundo pior aproveitamento em relação a si mesmos desde que o Nacional passou a ser disputado por pontos corridos, em 2003, à frente apenas do Brasileirão-2009 – campeonato que terminou com o Coritiba rebaixado.

Naquele ano, Atlético e Coxa tinham a essa altura um ponto cada, enquanto o Paraná somava quatro – em 2011 e 2005 o trio obteve a mesma média deste ano (3,66).

"Parece que está tudo fora do lugar, mas não está. Futebol é sequência e corrigir os erros. Temos de superar esse momento", resumiu o técnico Celso Roth, após a derrota do Coritiba para o Sport por 1 a 0, domingo, no Couto Pereira. O Alviverde acumula ainda mais três empates, o que lhe dá a modesta 18.ª colocação, encravado dentro da zona de rebaixamento, com apenas três pontos.

"Temos de trabalhar e focar mais. Precisamos somar pontos para subir na classificação", repetiu o meia Marcos Guilherme, 18 anos, autor do único gol do Furacão no revés para o Internacional por 2 a 1, sábado passado, no Beira-Rio. Os comandados de Miguel Ángel Portugal apresentam ainda um cartel de mais uma derrota, um empate e um triunfo isolado, logo na largada do Brasileiro – 1 a 0 sobre o Grêmio em Florianópolis. O time é o 14.º com quatro pontos.

Tentativas de explicação para o péssimo rendimento que encontram eco na Vila Capanema. "O futebol é feito de erros e acertos. Agora é a buscar a nossa recuperação o quanto antes", afirmou o técnico paranista Claudinei Oliveira, que viu seu time perder por 2 a 1 para o Ceará nos acréscimos, sábado, em Fortaleza – o Tricolor repete a campanha atleticana, com mais um revés, um empate e uma mísera vitória. Tem quatro pontos, na 11.ª colocação.

Recuperação que, espera-se, possa vir na próxima rodada. O Paraná abre os serviços na sexta, contra o Boa, na Vila. No sábado, o Coxa vai a Minas pegar o Cruzeiro. Já o Atlético tem a Chapecoense, diomingo, em Maringá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]