O sucesso da segunda melhor defesa do Paranaense, com quatro gols sofridos em oito jogos, passa pelo trabalho de Renato Secco. O preparador de goleiros está há dez anos no Paraná e vê nesta temporada um de seus pupilos, Luís Carlos, ser um dos destaques do time na temporada.
"O Luís [Carlos] está muito bem no campeonato. Temos cinco goleiros no grupo [além de Luís Carlos, Thiago Rodrigues, Marcos, Jociel e Wendell], todos formados na base. O Marcos chegou agora, mas é formado aqui, então fico muito contente com isso", afirmou Renato Secco.
A longevidade de Secco na Vila Capanema surpreende. Ele está no quinto presidente do clube e trabalhou com dezenas de treinadores. "Eu acredito que sobrevivi por abraçar a causa do clube, pela seriedade. A maioria dos goleiros que passou por aqui cresceu."
Um dos goleiros com quem trabalhou é considerado especial e virou amigo. "O fato do Juninho [goleiro de 2010] foi marcante. Ele vinha de rebaixamentos e abraçou a causa, trabalhou com seriedade e saiu como ídolo. Toda semana ele me liga para contar como estão as coisas", revelou.
Destes dez anos o momento mais difícil foi o rebaixamento no Estadual, em 2011. "Foi um momento bastante triste. Naquele momento, o Luís Carlos começou jogando, o técnico tirou, e ele acabou indo para o Ypiranga-RS por empréstimo. Ele cresceu muito lá", relembrou.
O atual goleiro paranista, inclusive, foi uma descoberta de Secco. "O Luís Carlos foi um menino pego pela gente numa peneirada das categorias de base que eram feitas no Boqueirão", contou.
A titularidade de Luís Carlos seguiu mesmo com o retorno de Marcos, ídolo da torcida com rodagem internacional. "O Marcos é uma pessoa que só traz benefícios. Ele agrega e é inteligente, vem evoluindo na readaptação dele. A chegada dele, além destes benefícios, fez com os outros se coçarem, pois a sombra é grande e pesada", afirmou Secco.
O treinador de goleiros ressalta que uma das qualidades de Luís Carlos é fazer pelo menos uma defesa difícil por jogo. "Ele tem uma força assustadora. É um goleiro milagreiro que sempre faz pelo menos uma grande defesa. Além disso, é pelo menos um dos três melhores goleiros do Brasil em sair do gol pelo alto", elogiou.