Toninho Cecílio será julgado pela primeira expulsão no Paranaense nesta quarta-feira| Foto: Hugo Harada / Agência de Notícias Gazeta do Povo

O técnico do Paraná, Toninho Cecílio, será julgado às 19 horas de quarta-feira (27) pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR) pela sua primeira expulsão no Campeonato Paranaense, ocorrida no jogo contra o Londrina. A defesa do treinador mostra-se bastante otimista para que ocorra uma absolvição na Terceira Turma Disciplinar, que é a primeira de três instâncias que o caso pode chegar.

CARREGANDO :)

Toninho Cecílio foi expulso pelo árbitro Edivaldo Elias da Silva por reclamação aos 7 minutos do segundo tempo daquele jogo, válido pela quarta rodada do Paranaense. Ele foi denunciado no parágrafo 2º do artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em invasão de campo de jogo ou saída da área de instrução, e pode render até três jogos de suspensão.

"Será tranquilo, pois o simples relato da súmula não é pesado. É uma reclamação sem ofender o árbitro. O código permite reclamações e inclusive ele deverá ir ao tribunal para esclarecer a situação", explicou o advogado, Itamar Côrtes, responsável por defender o Paraná em questões de Justiça Desportiva.

Publicidade

Cecílio foi expulso outras duas vezes na competição, contra o Operário e contra o J. Malucelli. Por ser o primeiro julgamento no futebol paranaense, ele é considerado réu primário, o que servirá como atenuante.

"Se ele for absolvido, ele irá seguirá como primário no julgamento seguinte", afirmou Côrtes. As datas dos outros dois julgamentos ainda não foram marcadas pelo TJD-PR.

Desta maratona jurídica, a que mais preocupa é a que surgiu do jogo contra o J. Malucelli, quando houve invasão de campo de dirigentes, que reclamaram com a arbitragem. Ainda não foram divulgadas as denúncias e, por consequência, nem marcado o julgamento, mas o clube já preparou a estratégia, que será baseada na usada em 2012 contra o Vitória, na Série B. Naquele jogo, o gerente de futebol, Alex Brasil, o supervisor de futebol, Fernando Leite, e o lateral-esquerdo Fernandinho foram denunciados por acontecimentos após o jogo.

"Entramos com notícia de infração contra o árbitro. Temos em vídeo os lances polêmicos da partida. Mostrando que ele foi mal na partida, a súmula perde a força e atenua nossa situação", disse Côrtes. Naquela oportunidade, após serem punidos na primeira instância, os paranistas foram absolvidos no pleno do STJD, após um material mostrando os erros do árbitro capixaba Felipe Duarte Varejão, que acabou punido.

Ricardo Conceição também será julgado

Publicidade

O volante Ricardo Conceição também será julgado pela expulsão contra o Londrina. Naquela oportunidade, o atleta recebeu o segundo amarelo e foi denunciado no parágrafo 1º do Artigo 254-A do CBJD, que fala sobre agressão física. Naquela oportunidade, ele foi punido por fazer falta em um atacante do Londrina em uma jogada de contra-ataque em que era o último homem e o adversário iria sair de frente para o gol.

"Será tranquilo, por ser segunda advertência. Temos imagens do primeiro cartão amarelo dele e pareceu exagerado, o que deve rumar para a absolvição", explicou Côrtes.