![Torcedores do Paraná cancelam movimento para limpar a Vila Capanema Sujeira acumulada no treino do Paraná estimulou torcedor a lançar campanha de recolhimento de lixo nos jogos na Vila Capanema | Henry Milléo / Gazeta do Povo](https://media.gazetadopovo.com.br/2014/09/ddf605a251eeaa2f43e51781308eaa50-gpLarge.jpg)
O movimento "Limpe nossa Vila Capanema", fomentado durante os últimos dias nas redes sociais de torcedores do Paraná, foi cancelado na tarde de segunda-feira (1º) por seus idealizadores, os torcedores Kadu Néris e Ivan Pires. A iniciativa, inspirada nos torcedores japoneses que compareceram à Copa do Mundo e recolheram o lixo das arenas após o término dos jogos, foi inclusive elogiada pelos atletas do clube, em treinamento realizado na sede da Kennedy, na manhã de segunda. "Acho muito interessante isso que a torcida vem fazendo, como os exemplos da vaquinha e agora com esta mobilização da limpeza da Vila", elogiou o volante Marcos Serrato. A razão argumentada pelos torcedores para o cancelamento foi a possível repercussão negativa que a mobilização pudesse ter na imprensa apesar do cancelamento "oficial", não está descartada a atitude individual por parte de alguns dos adeptos. "Devido ao bom momento por que passa o clube, optamos por adiar a ação para outra oportunidade, pois não queremos que isso possa atrapalhar a diretoria e o time", explica Pires, que havia também sugerido a doação do material recolhido para a revenda por parte dos moradores da Vila das Torres. O vice-presidente de futebol do Paraná, Celso Bittencourt, afirmou que não teve contato com os idealizadores da ideia. No entanto, ele elogiou o cancelamento. "Só tenho que parabenizá-los pelo gesto", reforça. Confira a íntegra do comunicado dos torcedores sobre o fim do movimento:
Evento Cancelado!
Comunicado.
Cancelamento da Ação:
Limpeza da Vila em dia de jogos! Que seria realizada após o jogo Paraná X Sampaio Correa.
Quando criamos o tópico na Paranautas "Limpeza da Vila em dia de jogos" no dia 26/08, tínhamos como objetivos claros a adesão de torcedores e com isso mudar a cultura dos torcedores, seguindo o exemplo dos Japoneses que fazem este tipo de ação em todos os jogos no Japão e na Copa do Mundo.
A torcida do Paraná Clube já exemplo no Brasil por suas ações, exemplo: a TFI patrocinando o time (inédito no Brasil) e criando várias ações de caráter beneficiente, sem contar o fato de não se envolver em situações de violência com outras torcidas, portanto é exemplo de torcida civilizada.
Queriamos ser exemplo para todas as torcidas mostrando que podemos cuidar, limpar nossos estádios após os jogos, reciclar o material e com isso prestar também uma ajuda ao Paraná Clube, economizando recursos para outros fins.
Resumindo: Não estamos contra a nossa diretoria, estamos no mesmo Barco, sabemos que a situação criada após o jogo com o Bragantino foi um fato de logística que deu errado, não foi por falta de pagamento.
Quando fomos procurados pelo repórter da Gazeta do Povo para falar sobre o evento, passamos qual era o nosso objetivo com esta ação, ajudar o Paraná Clube e criar uma cultura nova no futebol, não estávamos culpando ninguém pelo acontecido anteriormente, infelizmente a imprensa publíca o que quer e na maioria das vezes distorce o que expressamos, na mesma semana o colunista Leonardo Mendes Jr. Do mesmo jornal, publicou em sua artigo falando do evento, copio aqui um parágrafo do que ele escreveu.
"Não há crise no Paraná sem resposta imediata e ativa dos torcedores. Falta dinheiro para manter o salário em dia? Então faz-se uma vaquinha, por iniciativa de um torcedor (no caso, o Sérgio Bello), para juntar o dinheiro que for possível. A sacolinha arrecadou R$ 7 mil, corretamente repassados aos funcionários. O estádio ficou sujo porque não há dinheiro para pagar a limpeza? Outro paranista inicia mobilização para que, no próximo jogo, a própria torcida limpe as arquibancadas, como os japoneses fizeram na Copa e fazem na J-League."
Após ler este artigo e me reunir com outras pessoas para comentar o fato, achamos que esta ação seria desvirtuada dos objetivos, que estaríamos dando munição para a imprensa continuar atacando a instituição Paraná Clube e seus diretores.
No dia seguinte ao jogo com certeza teríamos a seguinte manchete em destaque "Torcida do Paraná Clube faz a limpeza do estádio por falta de pagamento aos funcionários" e isso estaria em todas as mídias.
O Paraná Clube já está muito bem em campo, com um pouco mais de paciência e reponsabilidade temos certeza que a nossa diretoria vai resolver todos os problemas internos, temos que fazer a nossa parte, indo aos jogos, torcendo e ajudando.
Portanto não é o momento de trazer mais confusão de fora pra dentro, já temos problemas de sobra.
O CANELAMENTO da AÇÃO não é definitivo, é somente um recuo, no momento oportuno vamos realizar sim, com ajuda de todos e apoio da diretoria.
Peço compreensão de todos que compraram esta ideia, para a não realização do evento e espero que entendam os motivos.
Agradeço a todos pela adesão.
Att.
Ivan Pires.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Deixe sua opinião