Dois paranaenses figuram na primeira convocação da seleção feita pelo técnico Dunga no início do ciclo para a Copa de 2018, na Rússia. O zagueiro Miranda, revelado pelo Coritiba e destaque do Atlético de Madrid, e o meia Fernandinho, criado no Atlético e atualmente no Manchester City, que esteve na Copa 2014, estão entre os convocados. Além deles, o ex-Coritiba Éverton Ribeiro, atacante do Cruzeiro, também está na lista.
Dunga confirmou a promessa de realizar uma mudança gradual da equipe ao chamar dez jogadores que participaram da Copa do Mundo, mas também algumas novidades, para os amistosos contra Colômbia, em 5 de setembro, em Miami, e Equador, no dia 9, em Nova Jersey.
O treinador voltou a chamar nomes que participaram do Mundial, além de Fernandinho, o goleiro Jefferson, o lateral-direito Maicon, o zagueiro David Luiz, e os meias Luiz Gustavo, Ramires, Oscar, Willian e os atacantes Neymar e Hulk.
Dunga, porém, não pôde contar, com o capitão da seleção na última Copa do Mundo, o zagueiro Thiago Silva, que está lesionado.
O treinador também apostou em destaques do futebol brasileiro. Assim, convocou nos corintianos Gil e Elias, o atleticano Diego Tardelli e os cruzeirenses Ricardo Goulart e Everton Ribeiro. Além disso, chamou jovens que vinham se destacando no futebol europeus, mas não foram lembrados por Luiz Felipe Scolari para a última Copa do Mundo, como o lateral Filipe Luís e o zagueiro Marquinhos.
Esses jogos nos Estados Unidos contra Colômbia e Equadror serão os primeiros da nova Era Dunga, que volta ao comando da seleção após quatro anos - a sua primeira passagem se encerrou após a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, com a derrota por 2 a 1 para a Holanda.
Os duelos também serão os primeiros após o fracasso do Brasil na última Copa, em que o Brasil ficou na quarta colocação, após derrotas para Alemanha, por 7 a 1, nas semifinais, e a Holanda, por 3 a 0, na disputa do terceiro lugar.
Depois destes dois primeiros amistosos sob o comando de Dunga nos Estados Unidos, o Brasil tem agendado para o dia 11 de outubro um confronto diante da Argentina, no Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, em mais uma edição do Superclássico das Américas.
Em seguida, no dia 14 do mesmo mês, a seleção terá pela frente o Japão, em Cingapura, em outro amistoso de preparação. Após duelos diante de argentinos e japoneses, a seleção brasileira fará um amistoso contra a Turquia, no dia 12 de novembro, em Istambul.
Veja a lista completa:
Goleiros - Jefferson (Botafogo) e Rafael Cabral (Napoli)
Zagueiros - David Luiz (Paris Saint-Germain), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Gil (Corinthians) e Miranda (Atlético de Madrid)Laterais - Maicon (Roma), Filipe Luís (Chelsea), Alex Sandro (Porto) e Danilo (Porto)
Meio-campistas - Luiz Gustavo (Wolfsburg), Elias (Corinthians), Fernandinho (Manchester City), Ramires (Chelsea), Everton Ribeiro (Cruzeiro), Oscar (Chelsea), Ricardo Goulart (Cruzeiro) e Willian (Chelsea)
Atacantes - Neymar (Barcelona), Philippe Coutinho (Liverpool), Hulk (Zenit) e Diego Tardelli (Atlético-MG)
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião