No ano passado, "seleções locais" de imigrantes da Polônia e da Ucrânia se enfrentaram em Curitiba tendo a Eurocopa como pretexto – era a comemoração pelo fato de os dois países abrigarem o torneio continental. Neste ano, o evento faz parte da semana da Europa Curitiba 2013 e coloca frente a frente poloneses e alemães.

CARREGANDO :)

Hoje, a partir das 10h30, o Consulado Geral da Polônia em Curitiba e o Cônsul Hono­rário da Alemanha promovem o confronto das equipes formadas por imigrantes dos dois países em um jogo festivo no estádio do Trieste, em Santa Felicidade. Mas, apesar de ser um evento de confraternização com amadores – com direito a barracas de comida típica, apresentação de coral –, as duas equipes fazem questão de vencer a peleja. "Você sabe como eles vão jogar?" foi a curiosa pergunta feita pelos responsáveis pela montagem dos dois times à reportagem.

Eis o que se sabe de cada oponente: a Polônia tem a vantagem de ter no currículo a vitória por 18 a 0 sobre a Ucrânia no ano passado e manter o time-base. "A maior parte dos jogadores é de famílias do [bairro] Santa Cândida, especialmente da família Kulik, que já joga junto há um bom tempo", explica um dos membros da comissão técnica, Antonio Carlos Alberti. Os destaques são os atacantes Cebola e Renan. O uniforme é o mesmo da seleção polonesa. "O consulado mandou vir da Polônia", comemora Alberti.

Publicidade

Do lado germânico, o time começou a ser montado há 15 dias, com uma circular distribuída na Colônia Witmarsum, no município de Palmeira (a 82 km da capital). Os uniformes chegaram no meio da semana, com camisas brancas e calções pretos. A equipe foi definida apenas no último treino, na quinta-feira, comandado pelo técnico Wagner, recrutado por ser o professor de futebol das crianças e jovens da colônia. "Temos jogadores desde 17 até 40 anos. São estudantes, agricultores, leiteiros", conta o responsável por convocar os interessados na colônia, Ewald Warkentin.

Serviço

Polônia x Alemanha, às 10h30, no Trieste (Rua Francisco Zardo, 790, Santa Felicidade). Entrada gratuita.