O Porto se aproveitou nesta quarta-feira (15) de cochilos pouco habituais do Bayern de Munique, venceu em casa por 3 a 1 o primeiro duelo das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa e agora pode até perder por um gol de diferença na Alemanha que estará de volta às semifinais após 11 anos.
O duelo começou com os anfitriões em ritmo avassalador, e com os visitantes vacilando. Aos três minutos do primeiro tempo, Ricardo Quaresma marcou de pênalti, após Xabi Alonso perder bola, e obrigar Manuel Neuer fazer falta em Jackson Martínez na área. Aos dez, o meia-atacante português desarmou Dante e fuzilou para ampliar.
A equipe bávara ainda mostrou poder de reação, descontando aos 28 minutos da etapa inicial, com Thiago Alcântara, filho do ex-jogador da seleção brasileira Mazinho, que se recuperou recentemente de grave lesão no joelho direito que o afastou dos gramados por um ano.
O Porto seguiu intenso e, aos 20 minutos do segundo tempo, após belo lançamento de Alex Sandro, Martínez ampliou, completando outra história de superação, já que o colombiano era dúvida até a véspera do duelo, por causa de um problema muscular na coxa esquerda, que o tirou da equipe em março.
Com o resultado, o time português poderá empatar ou mesmo perder por um gol de diferença no duelo da próxima terça-feira, na Allianz Arena, em Munique, que estará classificado. Caso seja derrotado por 3 a 1, terá que decidir a vaga na prorrogação. Se perder por dois gols de diferença, mas balançar a rede pelo menos duas vezes (4 a 2, 5 a 3 e adiante), também avançará. Qualquer outro resultado dará a vaga ao Bayern.
Para dar o primeiro passo rumo às semifinais, fase à qual não chega desde 2004, o Porto contou com Martínez e também com quase meio time “brasileiro”: o goleiro Fabiano, os laterais Danilo e Alex Sandro, o zagueiro Maicon e o volante Casemiro apareceram no 11 inicial, e o meia Evandro entrou no segundo tempo.
A equipe alemã, por sua vez, chegou para a partida com muitos problemas, já que Josep Guardiola não pôde contar com o zagueiro Medhi Benatia, o lateral-esquerdo David Alaba, o volante Javi Martínez, o meia Bastian Schweinsteiger, e os meias-atacantes Arjen Robben e Franck Ribèry, todos lesionados. Rafinha e Dante foram escalados como titulares.
Deixe sua opinião