Com um pênalti defendido por Fernando Prass e um gol de Dudu, o Palmeiras venceu o Corinthians neste domingo (3), por 1 a 0, no Pacaembu e quebrou um jejum de oito anos sem vencer o rival pelo Campeonato Paulista no tempo normal de jogo – em 2015 o time ganhou nos pênaltis.
O gol palmeirenses saiu logo depois que o goleiro da equipe alviverde fez a defesa do pênalti, aos 32 minutos. Após a defesa, a torcida se empolgou e Dudu aproveitou uma bagunça na área para marcar de cabeça.
A equipe comandada por Cuca ainda teve a chance de marcar mais um no fim de jogo. Aos 39, Dudu chutou cruzado e a bola ia entrando no gol, mas Gabriel Jesus completou e o árbitro marcou impedimento.
Com o resultado, os palmeirenses foram aos 21 pontos e assumiram momentaneamente a liderança do Grupo B do Paulista. O time ainda pode ser ultrapassado pelo Ituano, que enfrenta o Mogi Mirim ainda hoje.
Já o Corinthians segue na liderança do Grupo D com 32 pontos contra 22 do Red Bull, que perdeu para o São Bernardo por 3 a 2 neste domingo.
Na próxima rodada do Paulista, o Palmeiras encara o Mogi Mirim, no domingo (10). Porém, na quarta (6), o time de Cuca visita o Rosario Central pela Libertadores. Já o Corinthians entra em campo pelo Estadual também no domingo e recebe o Santa Fé na quarta pela competição continental.
O jogo
O Palmeiras mudou a forma de jogar e surpreendeu o time do Corinthians nos primeiros 20 minutos de jogo. Com a formação 4-4-2, a equipe comandada pelo técnico Cuca pressionou a saída de bola corintiana e por pouco não abriu o placar com um minuto de jogo. Jean, porém, não aproveitou e chutou longe.
O time alviverde continuou pressionando a saída de bola, mas em um descuido quase levou o primeiro gol. No contra-ataque, aos 16, Giovanni Augusto acionou Lucca na grande área. O atacante bateu cruzado de primeira e quase surpreendeu o goleiro Fernando Prass.
Cinco minutos depois, os palmeirenses responderam. Após boa troca de passes no meio de campo, Gabriel Jesus recebeu um longo passe e chutou forte. Cássio defendeu jogando a bola para escanteio.
Desde então, o jogo passou a ser mais trabalhado no meio de campo e os jogadores não arriscaram tanto. A outra boa chance de gol veio aparecer somente aos 45. Robinho cobrou uma falta lateral direto para o gol, mas o goleiro do Corinthians socou para longe.
O começo da etapa final começou bem parecido com o início do primeiro tempo. O Palmeiras pressionou a saída de bola corintiana e o time ficou sem qualidade no meio de campo. Tite percebeu isso e sacou Elias para colocar o jovem Maycon.
Um minuto após a substituição, o Palmeiras teve a melhor oportunidade do jogo, aos 9min. Gabriel Jesus cruzou para Alecsandro na pequena área, o atacante se esticou e Cássio defendeu praticamente em cima da linha.
O Palmeiras continuou pressionando, mas aos 27min o Corinthians teve um pênalti para ser cobrado. Lucca bateu e Fernando Prass defendeu.
No lance seguinte, o Palmeiras abriu o placar com Dudu. O atacante aproveitou uma bagunça na grande área e, de cabeça, o jogador fez o gol palmeirense.
Palmeiras 1 x 0 Corinthians
PALMEIRAS
Fernando Prass; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Arouca (Lucas), Gabriel (Thiago Santos), Robinho (Dudu) e Zé Roberto; Gabriel Jesus e Alecsandro
Técnico: Cuca
CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Bruno Henrique, Elias (Maycon), Giovanni Augusto, Guilherme (Romero) e Lucca (Danilo); André
Técnico: Tite
Estádio: Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Gol: Dudu (P), aos 30/2º
Amarelos: Gabriel Jesus, Arouca, Alecsandro, Egídio (P); Lucca, Felipe, Giovanni Augusto (C)
Público: 21.219 pagantes (22.663 total)
Renda: R$ 644.765,00
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião