A procuradoria espanhola apresentou nesta sexta-feira (26) à justiça de Madri uma denúncia por fraude fiscal contra o jogador espanhol do Bayern de Munique Xabi Alonso.
“É um suposto delito contra a Receita Federal cometido nos anos 2009, 2010 e 2011 e o valor total supostamente fraudado ficaria em torno de 3 milhões de euros nestes três anos”, explicou o procurador da região de Madri, José Javier Polo, responsável pelo caso.completou.
A procuradoria iniciou em setembro a investigação sobre o ex-jogador da seleção espanhola de 33 anos, sob suspeita de ter evitado pagar impostos relacionados a seus direitos de imagem, supostamente desviados para uma empresa com sede fora da Espanha.
“Sempre cumpri com todas e cada uma das obrigações fiscais”, defendeu-se o jogador em comunicado.
A situação de Xabi Alonso é muito similar a dos jogadores argentinos do Barcelona, o astro Lionel Messi e o volante Javier Mascherano, também investigados por fraude fiscal relacionados ao pagamento de direitos de imagem.
Para Mascherano, que reconheceu um fraude de 1,5 milhão de euros, o caso foi encerrado em janeiro com um acordo entre a procuradoria e o jogador, que foi condenado a um ano de prisão, que não terá que cumprir, e uma multa de 816.000 euros.
Já Messi será julgado, ao lado de seu pai, a partir do dia 31 de maio por suposto fraude de 4,16 milhões de euros.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”