Uma mudança proposta pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fará, na prática, o Campeonato Paranaense de 2016 valer em dobro. Pelo menos para quem busca o bônus de ter um calendário recheado na temporada, com a classificação para a Série D do Brasileiro – prêmio dado ao time de melhor campanha que já não esteja em uma das divisões do Nacional. A alteração feita pela entidade garante que os clubes classificados pelos Estaduais para a Quarta Divisão de 2016 também estejam garantidos na competição em 2017.
Para favorecer o planejamento das equipes, a CBF quer que as vagas para a Série D sejam distribuídas sempre no ano anterior, e não mais na mesma temporada da disputa, como ocorre atualmente.
No caso do Paraná, a segunda vaga na Quarta Divisão é oferecida ao campeão da Taça FPF, situação que deve seguir inalterada. Assim, o Maringá, que conquistou o torneio sub-23 paranaense neste ano, tem espaço reservado na Série D apenas para 2016.
Em 2017, disputaria a Série D o campeão da taça FPF de 2016, desde que o classificado seja informado até 31 de outubro de 2016.
A CBF deve confirmar nos próximos dias a mudança. Não foi informado como será escolhido representante se o time classificado em 2016 já subir para a Série C no mesmo ano.
As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (5), pelo repórter Wellington Campos, da Rádio Itatiaia.
Deixe sua opinião