O capitão do Barcelona, Carles Puyol, anunciou nesta terça-feira que deixará o clube catalão no final da temporada 2013/2014 do futebol europeu. O zagueiro, de 35 anos, atuou em toda a sua carreira pelo atual campeão espanhol, clube em que fez a sua estreia em 1999. Porém, foi titular em apenas 12 partidas nesta temporada, em que vem batalhando com as lesões no joelho.
"Comunico que ao final da temporada deixarei de ser jogador do Barcelona. Em acordo com o clube, rescindiremos o contrato e deixaremos sem efeito os dois anos que tínhamos", disse Puyol, nesta terça-feira. "Depois das duas últimas operações tão agressivas, é difícil recuperar o nível que necessito para estar aqui. É por isso que tomei essa decisão".
Puyol foi uma figura fundamental nos recentes triunfos tanto do Barcelona como da Espanha. Com a seleção, ganhou a Copa do Mundo de 2010 e as duas últimas edições da Eurocopa. Enquanto ajudava a Espanha a atingir o topo do futebol mundial, o zagueiro também fez história no Barcelona, num período em que o clube catalão conquistou 21 títulos, entre eles três Ligas dos Campeões.
"Não me vou hoje, faltam três meses de campeonato onde os que me conhecem sabem que não baixarei os braços, seguirei trabalhando até o final para ajudar a equipe a conseguir seus objetivos", afirmou o zagueiro. "Não sei o que farei depois de 30 de junho, mas preciso descansar. Levo quatro anos sem parar por causa das lesões, depois veremos o que acontece", completou Puyol, que apenas fez o seu comunicado e não respondeu perguntas nesta terça-feira.