O Real Madrid conquistou o seu 11º título da Champions League ao bater nos pênaltis [5x3] o rival Atlético de Madrid, neste sábado (28), no Estádio San Siro, na Itália. A decisão foi para as penalidades depois do empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Apenas o lateral-direito Juanfran desperdiçou a cobrança para os Colchoneros. Cristiano Ronaldo bateu o pênalti que garantiu o troféu aos Merengues.
O zagueiro Sergio Ramos marcou o gol do Real, aos 14 minutos do primeiro tempo. Depois da cobrança de falta, o atacante galês Bale desviou de cabeça, e Ramos, em posição irregular, concluiu para as redes. A tática do Atlético de Madrid de explorar os contra-ataques foi destruída com o gol sofrido precocemente.
Mas na segunda etapa, o time comandado por Diego Simeone pressionou e ainda desperdiçou um pênalti. O atacante Fernando Torres foi derrubado pelo zagueiro luso-brasileiro Pepe dentro da área, no primeiro minuto do segundo tempo. O atacante francês Griezmann, principal nome do time colchonero, chutou no travessão e desperdiçou a penalidade. O empate do Atlético de Madrid veio com Carrasco, aos 34 do segundo tempo. O meia chutou de primeira depois do cruzamento preciso de Juanfran e levou o jogo para a prorrogação.
Zinédine Zidane conquista a Champions League logo em seu primeiro ano no comando do clube merengue. Como jogador, o francês também levantou o caneco europeu pela equipe merengue, em 2002. Já o Atlético de Madrid segue sem conquistar a Liga dos Campeões. Foi o terceiro vice-campeonato do clube, que já havia sido derrotado pelo Bayern de Munique, em 1974, e pelo próprio Real Madrid, em 2014.