Franco favorito para o confronto com o modesto Flamengo-PI, o Santos tinha tudo para vencer o jogo desta quarta-feira (11) e até garantir a classificação antecipada logo em sua estreia na Copa do Brasil. Jogando em Teresina, abriu 2 a 0 antes dos 30 minutos de jogo sem fazer muito esforço. Contudo, vacilou em campo, cedeu o empate e desperdiçou a chance de ter folga no meio da próxima semana.
Com o empate por 2 a 2, o Flamengo, que tenta vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, forçou a disputa da segunda partida, na Vila Belmiro, na próxima quarta. Uma vitória simples, contudo, garante o Santos na fase seguinte da Copa do Brasil.
Para o jogo da volta, o time paulista contará com o retorno de Muricy Ramalho no banco de reservas. O treinador não viajou ao Piauí para se recuperar do mal-estar que o levou ao hospital no fim de semana passado. Sem o técnico, o Santos foi comandado pelo auxiliar Tata, na beira do gramado, e por Neymar, dentro de campo.
O jogo
Sem se intimidar com a pressão da empolgada torcida piauiense, o Santos assumiu sua condição de favorito desde o início da partida e controlou sem dificuldade o primeiro tempo.
Assim, atacava pouco, mas era agudo em suas investidas. Foi dessa forma que Neymar deu belo passe de calcanhar para Giva, que invadiu a área, driblou o goleiro e mandou para as redes, aos 25 minutos. Da mesma maneira, Neymar avançou pela esquerda e fez cruzamento certeiro na cabeça de Montillo. O argentino só escorou para o fundo do gol, aos 30.
A partida, no entanto, deixou de ser tranquila para os santistas a partir dos 32 minutos. O goleiro Rafael derrubou Lúcio Bala dentro da área e o árbitro assinalou o pênalti. Edson Di bateu forte no alto e reduziu a vantagem dos visitantes.
Mais motivado, o Flamengo começou melhor no segundo tempo. E buscou o empate aos 9 em novo lance de bola parada. Edson Di, novamente, cobrou falta e contou com desvio na barreira para vencer Rafael e igualar o marcador.
O gol empatou o jogo no placar, mas dentro de campo desequilibrou a favor do time da casa. Na base da vontade, o Flamengo cresceu em campo e até ouvia gritos de "olé" nas arquibancadas.
O Santos, porém, não desanimou. E quase marcou o gol da vitória aos 31. Cícero bateu para o fundo das redes ao aproveitar sobra na entrada da área. Mas o árbitro anulou o lance ao assinalar toque de mão de Neymar no início da jogada.
Levando sufoco nos minutos finais, o Santos ainda teve uma chance final para buscar a vitória aos 42 minutos. Montillo cobrou falta na área e Neymar, em posição irregular, cabeceou para as redes. Mas, assim como acontecera no lance anterior, o árbitro anulou o gol santista, garantindo o empate dos anfitriões.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO-PI 2 x 2 SANTOS
FLAMENGO-PI - Robson; Niel, Laércio, Rafael Araújo, Rafinha (Wildinho); Marcelo, Alessandro, Léo Maceió, Neilson (Bruno Potiguar); Lúcio Bala e Edson Di (Augusto). Técnico: Josué Teixeira.
SANTOS - Rafael; Galhardo (Pato Rodríguez), Edu dracena, Durval, Léo; Alan Santos, Renê Júnior, Cícero, Montillo; Giva (André) e Neymar. Técnico: Tata (auxiliar).
GOLS - Giva, aos 25, Montillo, aos 30, e Edson Di (pênalti), aos 33 minutos do primeiro tempo. Edson Di, aos 9 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Rafinha, Rafael, Galhardo, Edu Dracena.
CARTÃO VERMELHO - Laércio.
ÁRBITRO - Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio Alberto Silva, em Teresina (PI).
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado